x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.492

DRE - lucro prejuizos acumulados

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 09:21

Bom dia.

Tenho uma dúvida em relação a conta de Lucro ou prejuizo acumulados

Como contabilizar se tratando de instituições sem fins lucrativos (onde o lucro não é distribuido)

Faço a apuração do resultado e coloco o resultado na conta

Superavit ou Deficit acumulados.
superavit ou deficit do exercicio

Pergunto: irei fazer assim o tempo todo ou devo transferir para conta de capital social?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 21:01

Boa noite Ana,

O resultado apurado pelas Entidades Imunes ou Isentas deve, no primeiro momento, ser registrado a débito da conta "Déficit do Exercício" (se apurou-se prejuizos) ou a crédito da conta "Superavit do Exercício", se lucros.

Nos primeiros dias do período imediatamente posterior ao da apuração de resultados, deverão ser transferidos para as contas "Déficit Acumulado" ou "Superavit Acumulado" conforme o caso.

Uma vez que tais Demonstrações Contábeis sejam aprovadas em Assembléia e publicadas, e que eventual Déficit Acumulado tenha sido absorvido por Superavit, este pode ser transferido para conta "Patrimônio Social" da Entidade.

...

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 9 junho 2008 | 10:07

Bom dia!

Ainda tenho dúvidas em relação à NBC T 10.19.2.7. Se alguém puder me ajudar, ficarei grata.
Sendo que, numa entidade sem fins lucrativos o "Patrimônio Líquido" deve ser chamado de "Patrimônio Social", e que dentro deste grupo estariam as contas "Superávit/Déficit do Exercício" e "Superávit/Déficit Acumulado", como posso transferir o valor da última conta mencionada para a conta "Patrimônio Social"? O valor já não está dentro do grupo? Ou há duas contas "Patrimônio Social", uma referindo-se, por exemplo, numa SA, ao "Capital Social" e "Patrimônio Líquido"? A tal transferência não seria a mesma coisa que eu transferir um valor da conta "Banco C/M" para o "Ativo"?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade