x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.346

Contabilização revenda cartao celular

Rafael Bedin

Rafael Bedin

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 09:39

Bom dia!

Estou com uma dúvida. Em um posto de combustíveis, revendemos cartões de diversas operadoras de celular. Como não recebemos nf destes cartões, devido a operação ser via internet, gostaria de ajuda de vocês em como devo proceder a contabilização.
Tendo em vista também, que não é um mero repasse: por exemplo vende-se o cartão a R$ 15,00 e paga-se para a operadora R$ 14,00.

Agradeço a quem puder ajudar.

Att,

Rafael Bedin

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 07:01

Bom dia Rafael,

O assunto "Cartão de Crédito" já foi muito comentado aqui no Fórum. Uma rápida pesquisa pode comprovar isto, no entanto, pela importância e para sua comodidade, vou repetí-lo resumidamente.

As compras, assim como as vendas de produtos e ou serviços realizadas com uso de Cartões de Crédito, nada mais são que operações (vendas e compras) a prazo.

Isto se dá porque as Administradoras de Cartões de Crédito só efetuam o pagamento depois de decorrido determinado prazo da entrega das autorizações de pagamento (usualmente 20 dias).

Deste modo, não são valores que a empresa vendedora possa dispor a qualquer tempo, por isto a classificação contábil não deve constar no subgrupo Disponível e sim em conta distinta do Ativo Circulante, de onde será baixada pelo efetivo recebimento.

No mesmo raciocínio, as compras deverão contas do Passivo Circulante, pois não são valores que a empresa compradora tenha que quitar a vista, uma vez que há igual prazo para o pagamento.

Por este motivo o registro do crédito a receber no Ativo Circulante ou da obrigação a pagar no Passivo Circulante será feito em nome da administradora do cartão de crédito e não do comprador ou vendedor da mercadoria (produto ou serviço) uma vez que a administradora, por contrato, fica responsável pelo recebimento ou pagamento de seus correntistas.

Vejamos exemplos práticos:

Venda com Cartão de Crédito
Vamos supor que uma empresa no dia 01/01/07 tenha efetuado uma venda por meio do Cartão de Crédito da Administradora Compre Fácil S/A no valor de 10.000,00 cujo ICMS (a 17%) totalizou 1.700,00. Vamos supor ainda que a Administradora, que cobra 5% (500,00) de despesas e corretagem, tenha efetuado o pagamento a vendedora no dia 21/01/07 via crédito em conta bancária do valor líquido de 9.500,00. Contabilmente os fatos seriam assim registrados:

Pela venda com cartão em 01/01/07
D - Contas a Receber - Administradora Compre Fácil S/A (AC) - 9.500,00
D - Despesas com Vendas (CR) - 500,00
C - Receitas da Venda de Mercadorias (CR) - 10.000,00

Pelo valor do ICMS incidente sobre a venda
D - ICMS sobre Vendas (CR) - 1.700.00
C - ICMS a Recolher (PC) - 1.700,00

Pelo recebimento da Administradora em 21/01/07
D - Bancos Conta Movimento (AC) - 9.500,00
C - Contas a Receber - Administradora Compre Fácil S/A (AC) - 9.500,00



Compras com Cartão de Crédito
Neste caso (o seu) vamos supor que no dia 01/01/07 sua empresa tenha comprado com o uso do Cartão de Crédito da Administradora Compre Fácil S/A, mercadorias no valor de 10.000,00 que lhe dá direito ao crédito do ICMS (a 17%) de 1.700,00 e cuja fatura você terá de pagar no dia 21/01/07.
Contabilmente estes fatos devem ser assim registrados:

Pela compra com cartão em 01/01/07
D - Estoques de Mercadorias para Revenda (AC) - 8.300,00
D - ICMS a Recuperar (AC) - 1.700,00
C - Contas a Pagar - Administradora Compre Fácil S/A (PC) - 10.000,00

Pelo pagamento a Administradora em 21/01/07
D - Conta a Pagar - Administradora Compre Fácil S/A (PC) - 10.000,00
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) - 10.000,00

Legendas
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

PS - Nos exemplos foram mencionadas as operações de compra e de venda na pretensão de lhe permitir melhor entendimento do funcionamento das operações que envolvem Cartões de Crédito.

...

Rafael Bedin

Rafael Bedin

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 12:40

Boa tarde Saulo!

Ok, obrigado pela resposta, mas minha dúvida na verdade é sobre cartões de telefonia celular.
Tendo em vista que são somente créditos e débitos da conta da empresa, e não possuo um documento fiscal disso, apenas "cupons" de recarga efetuadas.

Minha dúvida é como devo lançar, pois possuo em casa um direito de X créditos para recarga. Eles ainda não foram pagos, mas eu devo registrá-los no estoque. Como faço isso? Alguém tem caso semelhante?

Abraço e mais uma vez obrigado pela atenção Saulo

Rafael

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade