x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.003

Distribuição de Lucro

Sonia Souza

Sonia Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 15:07

Boa tarde.
Sempre no inicio de um novo exercício para zerar a conta Lucro distribuido ref. ano anterior, eu Debito a conta lucro acumulado e credito a conta lucro distribuido, para não acumular os valores distribuidos, será que isso é correto? Agora fui fazer uma DMPL pela primeira vez, tenho poucas contas, capital, lucro acumulado, lucro do exercício, lucro distribuido, e a conta lucro distribuido (Saldo anterior) aparece na demonstração, mesmo não interferindo no total do Patrimonio, pois aparece deb e cred. O correto seria que este valor não aparecesse na DMPL. A pergunta é fiz o lançamento correto? Deb Lucro acum e Cred Dist Lucro?

Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 16:58

Boa tarde Sônia,

Estou intrigado em uma situação segundo seus lançamentos, pois, ao se realizar a distribuição de lucros de uma empresa, estamos transferindo parte de seu PL para os sócios. Isto implica R$, uma vez que não baste ter havido lucro, há que se ter disponibilidade no ativo para que se concretize tal fato. Seguindo este conceito, não consegui localizar onde, em seus lançamentos, os lucros são, de fato, pagos ou transferidos aos sócios.
Realizo os lançamentos da seguinte forma:

D- Reserva de Lucros $10.000,00
C- Lucros distribuídos $10.000,00

D- Lucros distribuídos $10.000,00
C- Caixa ou B/C/M $10.000,00

Como pode observar, a conta lucros distribuídos se encontra zerada, a reserva de lucros e o caixa ou b/c/m baixados.

Caso não haja disponibilidade para distribuição dos lucros ou não seja de interesse dos sócios, neste caso transfiro, no exercício seguinte, o saldo entre aa contas:

D- Reserva de Lucros $10.000,00
C- Lucros do exercício $10.000,00

Sonia Souza

Sonia Souza

há 10 anos Terça-Feira | 19 agosto 2014 | 10:06

Bom dia,

Contabilizo todas as contas com pagamento a vista, direto no caixa. Eu contabilizo o pagamento de lucros na conta (-) DISTRIBUIÇÃO LUCROS ANTECIPADO.

Contabilizo assim:

D - (-) DISTRIBUIÇÃO LUCROS ANTECIPADO (PL)
C - CAIXA (AC)

Este lançamento está correto?

A conta (-) DISTRIBUIÇÃO LUCROS ANTECIPADO, faz parte do PL? Ou esta no grupo errado.

Sonia Souza

Sonia Souza

há 10 anos Domingo | 24 agosto 2014 | 12:43

Bom dia,

Sera que a conta (-)Distribuicao de lucros antecipado, esta no grupo de contas correto? No meu Plano de contas esta no PL reduzindo da conta Lucros Acumulados. Porem não consigo fechar a DMPL, aparece sempre o saldo contabilizado no ano anterior, fica como a conta do Capital por exemplo, não zera, sempre, esta com saldo. Talvez seja por estar em grupo incorreto. A conta (-) Distrib. de lucros antecipado, faz parte do PC?
Alguem pode me dizer o grupo correto?

Na DMPL devo lançar o valor lucro acumulado ja reduzido a distribuição de lucro, ou o valor total do lucro e entao o valor distribuído e assim obter o saldo?

Para montar a DMPL eu tenho poucas contas, seria apenas para aprender, tenho O Capital, o Lucro Acumulado e o Lucro do Exercicio, no caso, e a Distrib. Lucro.

Se alguém puder me dar umas dicas, agradeço.

Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 10:01

Bom dia Sônia,

Sua conta está elencada no grupo certo, neste caso PL.
Com relação a DMPL, você deverá informar o valor total, já as distribuições você lançará no campo (-) Dividendos. Até porque estas contas compõem a essência da referida demonstração, logo, deverão expressar a maior riqueza de fatos possível.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade