x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 18

acessos 6.654

Escrituração Inicial

Hernani Garcia

Hernani Garcia

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2006 | 13:00

Ola,

A Empresa ZZ após 18 meses de atividade resolve implantar a contabilidade na empresa.
Após inventário é apresentado o seguinte balanço:

- Móveis.................= 4.500,00
- Maquinas...............= 6.000,00
- Kombi 98...............= 25.000,00
- Computador.............= 6.500,00
- Aparelho Fax...........= 450,00
- Mercadoria para revenda= 8.000,00
- Materia prima p/ produção= 8.500,00
- Cheques pre-datados....= 5.500,00
- Cheques Devolvidos.....= 2.000,00
- Boletos A receber......= 10.000,00
- Boletos Inadimplentes..= 6,500,00
- Cheques emitidos.......= 2.000,00
- Boletos a Pagar........= 5.500,00
- Dispon em Caixa........= 1.500,00
- Dispon em Banco........= 5.000,00


Como fazer os primeiros lançamentos contábéis tendo como base as informações acima?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2006 | 14:58

Oi Hernani,

Para elaboração de um Balanço de abertura, nos moldes do que determina a lei, você deve fazer exatamente o que fez, isto é, um levantamento dos saldos existentes na data em que pretende levantar o referido Balanço.

No entanto a lei diz ainda que "para determinar o valor a ser registrado, se deve ter como base o custo dos bens do ativo imobilizado, dos investimentos permanentes e outros valores sujeitos à correção monetária do balanço, bem como o valor do capital social, corrigidos monetariamente desde a data da aquisição e da integralização do capital até 31.12.95 e se considerar como utilizadas as quotas de depreciação, amortização e exaustão, devidamente corrigidas até aquela data, que seriam cabíveis nos períodos-base ou nos meses anteriores àquele em que realizar o balanço de abertura".

Com sua empresa tem poucos meses (e não anos) de existência, você precisará saber apenas a data da aquisição dos bens que relacionou para que sejam aplicadas as quotas de depreciação.

Vai precisar também do valor do Capital Social registrado e em que condições isto foi feito (se em bens ou moeda corrente do país).

Sem estas duas informações, não há como elaborar o Balanço de Abertura

Uma vez com estes dados, tudo fica bem mais simples, basta contabilizar cada saldo na respectiva conta e a diferença verificada entre o Ativo e Passivo como Lucros ou Prejuízos Acumulados;

Na prática ficaria assim:

D - Contas do Ativo
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória)

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Contas do Passivo

Depois de efetuados os lançamentos acima, verifique o saldo da conta transitória "Balanço de Abertura". Se for negativo (devedor) significa que sua empresa apurou prejuízos no período desde o inicio das atividades até a data do Balanço de Abertura, se positivo, apurou Lucros.

Não se esqueça que o resultado apurado é meramente contábil ou seja, se apurou prejuízo, este não pode ser compensado e se foram Lucros, não podem ser distribuídos aos sócios.

O ideal é que o diferencie de futuros resultados, lançando-o em conta específica no Patrimônio Líquido como Lucros (ou Prejuízos) em Suspenso, por exemplo.

Lançamentos

D - Prejuízos em Suspenso (Patrimônio Liquido)
C - Balanço de Abertura (Contra Transitória)

ou

D - Balanço de Abertura (Contra Transitória)
C - Lucros em Suspenso (Patrimônio Liquido).

Na dúvida, disponha da gente.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 15:31

Grande José Amaro, ainda que a sua pergunta tenha sido direcionada ao Grande Mestre Saulo, resolvi responder já que o assunto estava fresquinho em função de uns trabalhos realizados aqui no escritório.

Espero que ajude.

Por ocasião da constituição de uma empresa, tem-se como lançamento de abertura da escrita a subscrição do capital e, em seguida, a realização (integralização), total ou parcial, desse capital, pois não se pode admitir que a empresa comece a funcionar sem que ao menos parte do capital subscrito pelos seus participantes seja realizada.

A realização do capital subscrito pode-se dar em dinheiro e/ou em bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.

Para exemplificar, admitiremos que que duas pessoas (que designaremos como "João das coves" e "João das Abobrinhas") resolvam constituir uma sociedade limitada, com o capital social de R$ 5.000,00, subscrevendo cada uma 50% do capital e integralizando-o da seguinte forma:

a) o sócio "João das coves " integralizou de sua parte R$ 2.500.00, no ato, mediante entrega de cheque de sua emissão contra o "Banco blá blá " (compensado no mesmo dia) e;

b) o sócio "João das Abobrinhas " integralizou a sua parte R$ 2.500,00 mediante entrega de cheque de sua emissão contra o "Banco Blá Blá" (também compensado no mesmo dia)

c) Teríamos então os seguintes lançamentos:

1) Pela subscrição do capital dos Sócios:

D - Caixa/banco(AC)
C - Capital Social((PL) 5.000,00

AC = Ativo Circulante
PL = Patrimônio Líquido

Após esses lançamentos, o nosso balanço tomaria essa forma estática:

Ativo
Ativo Circulante
Disponibilidades
Caixa...........5.000,00

Passivo
Patrimônio Líquido
Capital Social... 5.000,00

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Amaro |

Amaro |

Prata DIVISÃO 2
há 16 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2008 | 15:52

Amigo Cláudio, você teria um material sobre DOAR tal como planilha, informativo para elaboração, estou precisando montar para uma Creche conveniada?. Não importando sua possbilidade de ajudar-me, sou permanentemente grato a esse Portal pela sempre presente orientação. !

MARTINIANO GONÇALVES

Martiniano Gonçalves

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2008 | 00:16

Mais uma cooperativa pintou p/ q eu cuide da parte contábil.
Ela já esta legalizada desde setem/2006.
Quero saber passo a passo o q devo fazer, os livros exigidos, como descubro se é lucro real, presumido, simples, se deve ter livro caixa, o balanço e anual, semestral, trimestral. Pois ainda tenho duvidas já que no escritorio em q estou normalmente as empresa são do simples nacional e eu fui o escolhido p/ cuidar dessa parte. Sei q não e facil, por isso conto c/ a ajuda de voces.
Valeu! voces tem me ajudado muito.

Anderson Gallego

Anderson Gallego

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 7 abril 2008 | 17:27

Olá...boa tarde...
Minha dúvida é a seguinte:
Tenho uma empresa que foi aberta em 08/2000, mas o único lançamento do ano foi a integralização do capital, mas a empresa só começou a movimentar em 2005.
Gostaria de saber se eu devo imprimir o Livro Diário e Razão sem movimento de 2001 a 2004, só com o Balanço Patrimonial, com o capital registrado ou imprimir o livro de 2005 como nº 2 e dar sequencia na escrituração?

Anderson Gallego

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.