x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.955

Melhoramento de Ativo

Monica Reis

Monica Reis

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 11:47

Bom dia, Senhores!!!

Temos um ativo que fabricamos aqui na empresa e foi ativado no ano passado.
Hoje a empresa começou a adicionar algumas funcões neste equipamento, ou seja, algumas melhorias.

Estas melhorias seria consumo para a minha ferramenta ou posso adicionar estes valores no meu ativo? Posso depreciar estas melhorias?

Muito Obrigada!!!

Carlos Deivis S. Santos

Carlos Deivis S. Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 14:14

Boa tarde, Carla!

O custo das melhorias que aumentem a vida útil e/ou a produtividade de um imobilizado deve ser acrecido no valor do bem. Caso contrario são contabilizados como despesa do período. A depreciação continua sendo feita da mesma forma que antes, porém com atualizado.

Espero ter ajudado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 14:19

Boa tarde Carla,

Não foi mencionado que tipo de ativo, mas de qualquer forma, vamos à um exemplo prático; um equipamento ou máquina que são adicionadas peças que não existiam ou peças que irão aumentar a vida útil deve ser ativado, mas se estas peças serão consumidas em até um ano e deverão ser repostas, então a classificação deve ser como Material de Consumo.

Veja abaixo um link referente Ativo Imobilizado, CPC 27:
clique aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.