Daniel Fernando Monaco
Iniciante DIVISÃO 5 , Diretor(a) Tecnologia da InformaçãoEm tempo: o que vou descrever aqui ainda não aconteceu comigo: é apenas um exemplo. Mas gostaria de ouvir a opinião dos colegas sobre como proceder caso essa situação venha a acontecer...
Encontrei diversos outros tópicos neste fórum sobre o tema, mas não consegui uma sugestão satisfatória para a seguinte dúvida.
Determinada empresa já possui a Contabilidade sendo feita religiosamente, e os empresários foram educados para não misturarem as entidades Pessoa Física e Pessoa Jurídica, ou seja, não devem NUNCA usarem o cartão de débito ou talão de cheque da PJ para pagarem contas pessoais, bem como não devem usar a Conta Corrente da PF para pagarem contas da Empresa.
Até aí, tudo ótimo, pois os lançamentos e a reconciliação bancária andam perfeitamente bem.
Todavia, um belo dia, eis que um dos sócios se esquece do princípio da Entidade, e usa o cartão de débito da PJ para pagar sua conta PF.
E agora? Qual seria a melhor forma de proceder nesse caso?
Todos os tópicos que li sempre terminam com a sugestão que isso não deve acontecer, que os sócios precisam saber que isso não é certo, que não se deve misturar a PF com a PJ, que muitas empresas vão à falência por começarem a misturar essas coisas, etc. ,etc. , etc... Ok, acho que ninguém neste fórum discorda disso.
Mas e agora? O fato contábil já foi feito: o camarada USOU o cartão. Não dá para desfazer mais isso. O fato contábil, fato esse que afeta o patrimônio de sua empresa, já ocorreu.
Como deveria proceder nessa situação? Como deveria fazer o lançamento contábil disso, de forma a manter a integridade da contabilidade dessa empresa.
- Deveria ignorar esse débito na C/C, uma vez que não trata-se de uma operação feita pela PJ? Acho que não, pois trata-se de um fato contábil que afeta o patrimônio da PJ.
- Deveria lançar o débito como Empréstimo para PF, e pedir ao sócio para que efetue uma transferência de sua conta PF para a conta da empresa, a fim de quitar o "empréstimo" por ele contraído?
- Outros?
Se alguém já passou por essa situação, como ela foi consertada?
Desde já, agradeço pela ajuda.