Miriam Theodoro Mota
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoComo eu contabilizo o recebimento de duplicatas descontas ?
Miriam
respostas 8
acessos 3.432
Miriam Theodoro Mota
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoComo eu contabilizo o recebimento de duplicatas descontas ?
Miriam
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Caríssima Mirian.
O Desconto de Duplicatas é um procedimento utilizado pela empresa para obtenção de capital de giro(muito comum nos dias atuais, as empresas adotam esse procedimento a fim de fomentar seus negócios)
A operação de Desconto de Duplicatas consiste na transferência para uma instituição financeira de títulos de propriedade da empresa. Esses títulos são relacionados num documento chamado "borderô" e entregues à instituição financeira para o respectivo processamento.
Após o processamento, a instituição financeira credita em conta corrente da empresa o valor de face do título negociado deduzido dos encargos financeiros e despesas bancárias correspondentes.
Embora a propriedade dos títulos negociados sejam transferidos para a instituição, a empresa é co-responsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor. Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado.
Contabilmente falando
A conta "duplicatas descontadas" apresenta a seguinte função na operação de desconto:
a) é creditada, pelo valor constante do "borderô", no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
b) é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.
Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira devem ser apropriados "pro rata tempore". Assim, a conta "encargos financeiros a transcorrer" é debitada por ocasião do desconto e creditada no momento em que a despesa é incorrida, observando-se o regime de competência.
A conta "despesas financeiras" é debitada no período em que a despesa é incorrida. Assim, se um título é descontado no dia 16 (dezesseis) de 1 (um) mês com vencimento no dia 15 (quinze) do mês seguinte, a empresa registrará como despesa antecipada o valor correspondente a 30 (trinta) dias e, em seguida, fará a apropriação em conta de resultado da importância correspondente a 15 (quinze) dias. No mês seguinte, o valor remanescente na conta "encargos financeiros a apropriar" será transferido para "despesas financeiras".
Dos lançamentos contábeis
Considerando-se que determinada empresa tenha efetuado uma operação de Desconto de Duplicatas conforme os dados abaixo:
DUPLICATAS 28 & 30
VALOR R$ 20,000 & 10,000
VENCIMENTO 31/05/X0 & 30/06/X0
- Encargos financeiros cobrados: R$ 1.500,00
- Taxa cobrada: 5%
a) Pelo registro da venda e emissão da duplicata correspondente:
D - DUPLICATAS A RECEBER (AC)
C - RECEITA BRUTA DE VENDAS (CR) R$ 30.000,00
Valor das vendas realizadas conf. duplicatas nºs 28 e 30.
b) Pelo desconto das duplicatas no banco conforme o "borderô", no dia 02.05.2005:
D - BANCO CONTA MOVIMENTO (AC) R$ 28.500,00
Valor líquido creditado em c/c, referente ao desconto de duplicatas conf. aviso do banco "A".
D - ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER(AC) R$ 1.500,00
Valor ref. aos encargos financeiros sobre desconto de duplicatas, conf. aviso do banco "A".
C - DUPLICATAS DESCONTADAS (ACR$ 30.000,00
c) Pela liquidação da duplicata nº 28 no dia 31.05.2005:
D - DUPLICATAS DESCONTADAS (AC)
C - DUPLICATAS A RECEBER (AC R$ 20.000,00
Baixa da duplicata nº 28, paga nesta data, conf. aviso banco "A".
d) Pela apropriação dos encargos financeiros incorridos no mês de maio (5% de R$ 20.000,00):
D - DESPESAS FINANCEIRAS (CR)
C - ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER (AC) R$ 1.000,00
Valor das despesas incorridas até esta data, ref. Desconto de Duplicatas no banco "A".
e) Pela liquidação pelo cliente da duplicata nº 30 no dia 30.06.2005:
D - DUPLICATAS DESCONTADAS (AC)
C - DUPLICATAS A RECEBER (AC)R$ 1.000,00
Baixa da duplicata nº 30, paga nesta data, conf. aviso do banco "A".
f) Pela apropriação dos encargos financeiros incorridos no mês de junho (5% de 10.000,00):
D - DESPESAS FINANCEIRAS (CR)
C - ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER (AC) R$ 500,00
Valor despesas incorridas até esta data, ref. Desconto de Duplicatas no banco "A".
g) Na hipótese do cliente não ter liquidado na data a duplicata nº 30, temos o seguinte lançamento:
D - DUPLICATAS DESCONTADAS(AC)
C - BANCO C/MOVIMENTO (AC) R$ 10.000,00
Valor debitado em c/c ref. à duplicata nº 30, não liquidada pelo cliente, conf. aviso do banco "A".
Saska s T Kopmann
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)Tenho um caso assim (particularmente nunca vi até surgir esse).
A empresa desconta títulos direto no banco, suponhamos que eles somem R$ 10.000,00 e o banco paga R$ 12.000,00. Alguém já viu isso??
Normalmente o banco cobra juros por essa operação. Eu falei com o cliente e ele me disse que é isso mesmo, e que o banco desconta isso em outras operações, mas pergunto o certo não seria POR operação???
Que eu saiba não importa quantos e com que frequencia a empresa desconta esses titulos e sim a cobrança dos juros é feita por cada operação...
Obrigada Desde Já!!!
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Saska,
Seu espanto é perfeitamente justificável, pois este tipo de operação não existe!
Não há em toda a face da Terra um Banco que lhe dê R$ 12.000,00 em troca de R$ 10.000,00!
Certamente esta operação foi mal entendida. Provavelmente o Banco tenha concedido um crédito rotativo no valor de R$ 12.000,00 garantido por duplicatas no total de R$ 10.000,00 ou qualquer outra operação parecida.
Procure informações junto ao estabelecimento bancário em questão, estou certo de que acabará eliminando suas dúvidas. No ensejo, oriente seu cliente para que o mesmo não ache que o Banco está lhe dando R$ 2.000,00 a cada R$ 10.000,00 que desconta.
...
Maria Adeny Luiz da Silva
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)gostaria se ha um outro nome dado a encargos ,
pois preciso lançar duplicatas que o valor total sao maiores que o da nota fiscal decorrente ao valor de encargos mas no meu plano de contas eu nao encontro a opçao encargos? o que faço?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Maria Adeny Luiz da Silva, boa tarde.
Se as duplicatas quitadas(objeto de sua dúvida) estão maiores que os valores originais (aqueles em destaque nas notas fiscais), isso que dizer que foram pagas em atrazo e por isso mesmo incorreram no pagamento com acrescimos ou encargos, dessa forma tais encargos (multas e juros) deverão ser lançados naquelas contas do grupo das "despesas financeiras"
Verifique no seu plano de contas tal grupo, lá certamente irás encontrar as respostas que almejas.
Sds.
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)senhor claudio
as duplicatas que eu falo foram pagas no prazo porem todas elas estao com encargos assim sendo o vlor a pagar da duplicata é o valor da nota + o encargo.
NOTA DA MODERAÇÃO.
Gentileza não grafar suas dúvidas em letras maiusculas, isso é contra as regras do forum.
Evite que suas mensagens sejam editadas ou excluidas, quando puder, gentileza ler as regrinhas básicas a fim de não cometer infrações as mesmas.
Sds.
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)me desculpe
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Maria Adeny Luiz da Silva .
Vamos por parte, sua duvida inicial dizia o seguinte:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade