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Refinanciamento de empréstimo bancário

CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 15:34

Boa tarde

Estou fazendo os lançamentos contábeis de uma empresa, tributada pelo Simples Nacional e, a mesma fez um empréstimo em 18/01/2010, no valor de R$ 50.000,00, parcelado em 12x e, pagou apenas até a 9ª parcela e, após esse período, fez um refinanciamento em 07/02/2011, no valor de R$ 100.407,03 em 36 parcelas. Gostaria que me ajudassem a fazer esse lançamento, pois fiquei na dúvida de como fazer a transição do saldo restante do empréstimo anterior (R$ 15.781,91) para esse novo refinanciamento.


Agradeço muito a ajuda dos colegas.

Cristiane

Laís de Matos

Laís de Matos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 16:45

Cristiane Barreto boa tarde;

Muito provavelmente você recebeu uma cópia do contrato de empréstimo, lá constam exatamente os valores do valor refinanciado (incluindo juros e multas) e também do novo valor adquirido, coloque estes valores aqui, ou coloque valores de exemplo e lhe auxílio nestes lançamentos.

Fico no aguardo. ;)

Laís de Matos
Especialista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 17:10

Agradeço muito Laís de Matos, só que não tenho o contrato do refinanciamento, as informações que recolhi através dos extratos bancários são:

Valor do refinanciamento: R$ 100.407,03.
Parcelas : 36
Valor da parcela incluindo os juros: R$ 4.697,74
Valor restante do financiamento anterior: R$ 15.781,91.


Obrigada

Cristiane

Laís de Matos

Laís de Matos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 18:16

Cristiane Barreto ;

Vamos colocar valores em exemplo para eu lhe explicar, okey?
Mas, antes de fazer os lançamentos solicite ao seu cliente um contrato do empréstimo, okey?

Digamos que A empresa fez um empréstimo de R$ 10.000,00, sendo que pagava R$ 1.000,00 por mês, porém, pagou somente até a 7ª parcela, então ficou de saldo do empréstimo de R$ 3.000,00;

Agora o cliente necessita de um novo empréstimo, de mais 10.000,00, então ele resolve financiar o saldo do antigo empréstimo e pegar mais os R$ 10.000,00 que necessita;

Daí lá no contrato do empréstimo virá (+/-) da seguinte forma:

Saldo anterior R$ 3.000,00
Juros por atraso R$ 350,00
Multa R$ 650,00
Novo empréstimo R$ 10.000,00
Juros sobre novo empréstimo R$ 1.000,00

Total Financiado R$ 14.000,00
Parcelas 10
(Esses valores são só para exemplificar, okey?)


Daí faríamos os lançamentos da seguinte forma:

No dia do Contrato do Empréstimo (considerando que neste dia o valor do empréstimo entre em conta corrente);

D - Banco (AC) R$ 9.000,00 (Valor do empréstimo - valor dos juros cobrados pelo empréstimo)
D - Empréstimo Antigo (PC) R$ 3.000,00
D - Juros sobre empréstimos (Despesas Financeiras) R$ 350,00
D - Multa sobre empréstimo (Despesas Financeiras) R$ 650,00
D - Juros a apropriar sobre empréstimos (AC) (Aqui lhe indico criar uma conta, inserindo o número do contrato do empréstimo no nome, assim, não dá confusão com demais empréstimos) R$ 1.000,00
C - Empréstimos (PC) R$ 14.000,00

No dia do pagamento do empréstimo, com certeza virá o valor da parcela principal + juros, digamos que venha debitado na conta corrente,
R$ 1.485,00

D - Empréstimo (PC) R$ 1.400,00
D - juros sobre empréstimos (Despesas Financeiras) R$ 85,00
C - Banco (AC) R$ 1.485,00

No final do mês você irá lançar:
D - Juros sobre empréstimos R$ 100,00
C - Juros a apropriar sobre empréstimos R$ 100,00

(esse lançamento deve ser feito todo mês)

Se ficou muito complicado, e você ainda assim tiver alguma dúvida fico a sua disposição.

Um ótimo final de semana.

P.S.: Cristiane, quanto a separação entre AC e ANC e PC e PELP, eu faço da seguinte forma:
Digamos que a primeira parcela é em 08/2014, então considero PC e AC tudo o que for vencer até 12/2015, e o que passar desta data jogo em PELP e ANC...
Digamos que seja em 60 parcelas, de 1.000,00
então faria sempre no inicio do ano, a apropriação de mais 12 parcelas para o PC e AC, e manteria o restante em PELP e ANC.

Espero ter ficado claro.

Laís de Matos
Especialista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)

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