x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 9.810

ROBERTA COSTA

Roberta Costa

Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 17:33

Boa Tarde colegas!

Já passei pelos tópicos aqui do fórum e nenhum respondeu minha dúvida e percebi que essa dúvida não é apenas minha.
Uma empresa do Simples efetua seus lançamentos da seguinte forma:

Pela compra

D - Compra de mercadorias (custos)
C - Fornecedores (Passivo)

Pelo pagamento

D - Fornecedores (Passivo)
C - Caixa/banco (Ativo)

Pela venda

D - Caixa (Ativo)
C - Venda de mercadorias (Receitas)

O estoque é feito através de contagem física final do ano.

como será feito o lançamento deste estoque sei q será no Ativo, mas qual será a contrapartida?

D - Estoque (Ativo)
C - ?????

por favor me ajudem...

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 17:48

Boa tarde Roberta Costa,

Normalmente nas grandes empresas, as entradas e saídas são contabilizadas diretamente na conta de estoque do ativo, mas nas pequenas empresas, como você disse e muitos fazem, contabilizam as compras diretamente no Custo - Compra de Mercadorias, neste caso no final do período com o valor do estoque feito pela empresa, deve ser contabilizado:

01. Baixa do Estoque do Ativo:

D - Estoque Inicial (CMV)
C - Estoques de Mercadorias (AC)

02. Estoque Final no Ativo

D - Estoques de Mercadorias (AC)
C - Estoque Final (CMV)

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 17:54

Roberta Costa
Boa tarde

O estoque é formado no momento da aquisição da mercada (entrada), e têm se o lançamento contábil:

D - Estoque
C- Caixa/Banco/Fornecedor a pagar

O custo é apurado no momento da venda, assim temos:

Na venda:
D- Caixa/Banco/Clientes a receber
C- Receita de Vendas

Baixa do estoque:
D- Custo da mercadoria
C- Estoque

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:16

Bom dia Roberta Costa,

Veja o meu exemplo, você só fará o lançamento do estoque final, onde a conta devedora é a conta de estoques e a credora a conta de resultado do sub grupo CMV.
Veja as contas do CMV:
Estoque Inicial (+)
Compra de Mercadorias (+)
Fretes s/compras (+)
Seguro sobre Compras (+)
Icms s/devolução de compras (+)
Icms s/compras (-)
PIS s/ compras (-)
Devolução de compras (-)
Icms s/fretes (-)
Abatimentos s/compras (-)
Custo das Mercadorias Vendidas (+)
Estoque Final (-)

Observe que a conta de Estoque Final é de natureza CREDORA.

Como postou o Moderador Paulo Costa, o ideal seria a empresa ter controle diário de estoques para efetuar as baixas de acordo com a movimentação, com isso os lançamentos são diretamente na conta de estoque e custos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 15:13

Boa Tarde
Roberta

Como vc informou a sua movimentação de compra está sendo utilizado na conta resultado CMV conforme abaixo:
- estoque inicial
- compra mercadorias
- fretes/seguros
- etc.
- (-) Transferência para estoque final

lançamento: estoque final (ativo) a (-) transferência para estoque(resultado). efetuar lançamento mensal.

- e cada inicio do mês efetuar lançamento = estoque inicial (cmv-resultado) a transferência estoque inicial (ativo).

Sandro

Sandro

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 09:43

Estou com o mesmo problema..Minhas empresas sao do Simples e nenhuma delas faz esse controle de estoque..Preciso atualizar o estoque delas pra encerrar o exercicio de 2013, nao faco ideia de como fazer esse lançamento, na conta Estoque (AC) esta apenas com Saldo Anterior de R$ 39.854,78, o estoque dela no exercicio corrente foi de R$ 31.092,18, como atualizo?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 10:01

Bom dia Emiliano Harano,

Conforme o Sr. postou:

Como vc informou a sua movimentação de compra está sendo utilizado na conta resultado CMV conforme abaixo:
- estoque inicial
- compra mercadorias
- fretes/seguros
- etc.
- (-) Transferência para estoque final

lançamento: estoque final (ativo) a (-) transferência para estoque(resultado). efetuar lançamento mensal.

- e cada inicio do mês efetuar lançamento = estoque inicial (cmv-resultado) a transferência estoque inicial (ativo).

Primeiro, CMV não é uma conta é um subgrupo de apuração de custos, depois no CMV não possui as contas -etc. tão pouco (-) Transferência para estoque final.

Me desculpem se faltou alguma coisa na minha orientação, mas publiquei as contas do CMV, veja como é o subgrupo do CMV do grupo Contas de Resultado:

33 - CUSTO DAS VENDAS
331 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311.01 - Estoque Inicial (+)
3311.02 - Compra de Mercadorias (+)
3311.03 - Fretes s/compras (+)
3311.04 - Seguro sobre Compras (+)
3311.05 - Icms s/devolução de compras (+)
3311.06 - Icms s/compras (-)
3311.07 - PIS s/ compras (-)
3311.08 - Devolução de compras (-)
3311.09 - Icms s/fretes (-)
3311.10 - Abatimentos s/compras (-)
3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+)
3311.12 - Estoque Final (-)

O subgrupo da conta de estoques do Ativo Circulante é o seguinte:

114 - ESTOQUES
1141 - Produtos de Revenda
1141.01 - Mercadorias
1141.02 -
1141.98 - ( - ) Provisão p/ Desvalorização do Estoque
1141.99 - ( - ) Provisão p/ Perdas em Estoque
1142 - Almoxarifado
1142.01 - Material de Limpeza
1142.02 - Material de Manutenção
1142.03 - Ferramentas
1142.04 - Impressos e Mat. P/ Escritório
1142.05 -

Com isso vejam os lançamentos do estoque final:

01. Baixa do estoque anterior do ativo e entrada do estoque inicial nas contas de resultado:

D - 3311.01 - Estoque Inicial (+)
C - 1141.01 - Mercadorias

02. Lançamento do estoque final, ficando saldo de estoques no ativo:

D - 1141.01 - Mercadorias
C - 3311.12 - Estoque Final (-)

Este plano de contas que utilizei é um plano básico, havendo vários outros com classificadores diferentes, mas com as contas básicas de acordo com as Normas Contábeis.

Abraços

Sandro

Sandro

Bronze DIVISÃO 1 , Agente Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 09:32

Alguem me ajuda ? Minhas empresas sao do Simples e nenhuma delas faz esse controle de estoque..Preciso atualizar o estoque delas pra encerrar o exercicio de 2013, nao faco ideia de como fazer esse lançamento, na conta Estoque (AC) esta apenas com Saldo Anterior de R$ 39.854,78, o estoque dela no exercicio corrente foi de R$ 31.092,18, como atualizo?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 09:49

Bom dia Sandro,

Neste tópico já está tudo explicado como fazer, se não entender pelo que foi exposto, procure um Contador para lhe orientar e fazer os lançamentos.

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 16:13

Gilberto, o meu caso é parecido com o da Roberta, porém, o único lançamento que eu tenho é no Compra de Mercadorias (CMV).
No início do exercício, não foi feito esta baixa do estoque do ativo para a conta de resultado.

Então, devo fazer a baixa como você falou (D - estoque inicial CMV e C - estoque mercadorias AC) e já tenho o valor das compras. Porém, a empresa não tem controle de inventário, não sei qual é o valor do estoque final para fazer o lançamento.

Desculpe se estou sendo ignorante nesta parte, mas já perdi a lógica do processo.

E o CMV eu obterei no fim, resultante dos meus lançamentos de:
Estoque inicial + compra de mercadorias - estoque final
certo?

Alguma sugestão de como obtenho o valor do estoque final para proceder o lançamento como você orientou? Não tenho inventário, não há outra forma?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 17:43

Olá Diélin,

Vamos à sua dúvida:

Então, devo fazer a baixa como você falou (D - estoque inicial CMV e C - estoque mercadorias AC) e já tenho o valor das compras. Porém, a empresa não tem controle de inventário, não sei qual é o valor do estoque final para fazer o lançamento.

O Livro de Inventário é obrigação do RICMS, portanto a empresa tem que escriturar este livro, com isso tem que haver um levantamento de estoque de mercadorias em 31/12, que é o estoque final.
Verifique com o responsável da Escrituração Fiscal sobre o Livro de Inveitário, no máximo que pode ocorrer é não ter estoque no final do ano.
A baixa do estoque do ativo, que vai ser o Estoque inicial no CMV, deve ser feito no início do exercício seguinte, como vai ser no próximo ano, onde o estoque final será o inicial do ano seguinte.
O CMV é feito durante o ano corrente, com o lançamento do estoque inicial, as compras durante o ano e o lançamento do estoque final.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade