x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.753

contabilidade geral

simone

Simone

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 16:04

Boa tarde amigos,

Estou com uma dúvida, quanto a divulgação das demonstraçoes contabeis da entidade sem fins lucrativos, em relação ao registro do superavit do exercício 2006/2007, no ano de 2006.

EX:

em março de 2008 pela divulgação:

ano 2007 ano 2006
patrimonio social 2.500,00 2.500,00
superavit 5.000,00 -


Observando o Balanço, causa uma impressão que no ano de 2006 não houve registro no superavit, que não é verdade.

A base legal é a resolução 877/00 do CFC.

NBCT 10-19.2-7.

Está correto?

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 18:11

Olá! GOstaria de saber se alguem que fez distribuiçao de lucro deve informar em alguma declaraçao? ou deve apresentar somente na Pessoa Fisica msm? Ou tem que constar na DIPJ de lucro pressumido e em que campo???

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 20:31

Boa noite Laila,

A Pessoa Jurídica que distribuiu lucros deve informá-los na Declaração de Pessoa Juridica a que estiver sujeita (ficha 06 da PJSI ou na ficha 51A da DIPJ) e no Informe de Rendimentos a ser fornecido aos sócios que participaram da distribuição.

Por sua vez a Pessoa Fisica deve informá-lo no campo 05 da ficha "Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis" se a empresa que o distribuiu for optante pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado, ou no campo 09 da mesma ficha, se optante pelo Simples Nacional.

...

ARTUR LEAO BRASIL NETO

Artur Leao Brasil Neto

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 21 março 2008 | 21:17

Oi Laila!

Além de antentar para os esclarecimentos prestados pelo nosso colega "SAULO HEUSI", é importnate que leve em consideração:

1- As empresas optantes pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, raramente fazem a sua contabilidade. Então se faz necessário ver: Se existe suporte em caixa para tal distruição, qual o valor que esta sendo distribuido e a que período pertence, para que não se distribua além do que a legislação permite. Ex: Uma empresa no presumido que em 2005, teve uma receita de 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

Receita 400.000, x 8% = 32.000 .... destes trinta e dois mil reais devem ser deduzidos os impostos pagos (PIS, COFINS, CSL e IRPJ) o valor restante é que poder ser distribuído.

Dai a necessidade da empresa manter contabilidade completa, afim de que possa apurar o seu verdadeiro lucro ou prejuizo.

2 - A partir de 01.01.96 e de acordo com o Art. 10 da Lei 9+249 de 26.12.95 os lucros ou dividendos pagos ou creditados, ficam isentos da incidencia do imposto de renda. Isto quer dizer que distribuição de lucros ou dividendos referente a períodos anteriores, estarão sujeitos a tributação na fonte na pessoa física, mediante o uso da tabela porogressiva.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 17:38

Boa tarde Fabricio,

Desde que você comprove contabilmente que a empresa apurou lucros, ou que sem comprovação, atribua apenas os percentuais legalmente aceitos como lucros a serem distribuidos.

Desde que a empresa não esteja em débito com a Previdência Social e tenha disponibilidade suficiente para efetuar a distribuição, pode efetuá-la mensalmente.

...

Jorge Neto

Jorge Neto

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 1 abril 2008 | 15:38

Boa tarde,

Estou precisando de uma ajuda, necessito elaborar um relatorio para uma empresa de pequeno porte (familiar)eles estão pretendendo ampliar os negócios e para isso pensei em elaborar um relatorio com informações para essas mudanças, por exemplo,mudanças estruturais e fisicas, seria uma espécie de planejamento. Se alguem tiver um modelo de relatorio e puder me enviar, meu e-mail é @Oculto

att

Jorge Neto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade