x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 15.148

Despesas pagas por outra empresa

Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 09:55

Prezados,

Estou iniciando a contabilidade de 2014 de uma empresa, e verifiquei que a empresa que comecei a contabilizar, está pagando despesas de outra empresa pelo banco e algumas pelo caixa "conforme relatório anexo em meus documentos". Como posso contabilizar isso de uma forma correta? Gostaria de contar com a ajuda de vocês.

Att,
Michel

Michel Santos
Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 10:33

Bom dia Michel,

Para estas situações, o mais viável será dar o tratamento de empréstimos. Asism para cada valor pago, você terá um contrato de mútuo informando a origem do crédito.
Este procedimento dará respaldo para a criação do crédito em uma e da dívida em outra empresa.
Posteriormento bastará realizar os pagamentos mediante recibos de pagamento. Minha orintação é que os pagamentos, preferencialmente, sejam realizados através de cheque, para que a operação tenha maior consistência.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 10:34

Bom dia, Michel !

Informe a seu cliente que essa prática é ilegal.Oriente-o no sentido de que cada uma das empresas é responsável pelos seus compromissos,lastreados pelas suas Receitas Operacionais,principalmente.Não se pode pagar contas com recursos de terceiros e nem de Pessoas Físicas,exceto os oriundos de empréstimos bancários,que serão feitos também em nome de cada empresa(com contrato).Cada CNPJ precisa ter conta bancária própria,onde estarão nela somente os compromissos em nome desse CNPJ.

Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 10:43

João Barbosa dos Santos e Hércules Augusto,

Então,

Seguindo uma linha de raciocínio os lançamentos seriam desta forma:

Quem empresta:

D. Empréstimos a Receber AC
C. Banco ou Caixa AC

Que pegou:

D. Banco ou Caixa AC
C. Empréstimos a Pagar PC

Só que a empresa está pagando despesas de outro empresa.

Seguiria o raciocínio do 1° lançamento?

Michel Santos
Hércules Augusto

Hércules Augusto

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 11:05

Bom dia Michel,

Sugiro a você observar se deverá realmente ser operação de curto prazo. Para tanto, veja as disponibilidades da empresa devedora para você proceder aos pagamentos.
Além, claro, de notificar seu cliente sobre tais procedimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade