x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.562

DESPESAS PESSOAIS X CONTABILIDADE DA EMPRESA

Everton Rocha da Silva

Everton Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 21 março 2008 | 19:01

Caro colega Andrey,
Boa noite!

Não somente é uma atitude incorreta como fere integralmente o primeiro Princípio Fundamental da Contabilidade. O Princípio da Entidade.

Estou incluindo também nessa resposta o entendimento de Princípio da Entidade, retirada da resolução CFC 750, de 29 de dezembro de 1993:

Capitulo II - Da Conceituação, da amplitude e a enumeração
Seção I - O princípio da Entidade

Art. 4.º - O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objetivo da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüencia, nesta acepção o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Parágrafo Único: o Patrimônio pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade