Kalvin Martins Brito
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados, bom dia!
Estou com a seguinte situação em mãos e não achei tratativas análogas a essa situação, então vamos à dúvida:
1) A empresa possui um terreno de R$ 10.000.000,00, e pretende, depois de um estudo técnico, construir um prédio para uso próprio no terreno.
2) Como a empresa não possui o recurso financeiro para a construção do prédio, faz-se necessária a captação por algum veículo.
3) No caso, a empresa decide acionar um fundo, que irá construir o prédio.
4) A empresa pretende passar os riscos de eventuais "surpresas" no terreno para o fundo.
5) Primeira pergunta: A empresa deve transferir o terreno para o Fundo?
Primeiro, pensei que sim, pois o fundo ficará responsável por gerir o terreno, enquanto realiza a construção.
Depois, pensei que não, pois mesmo o fundo tendo a gerência do terreno, ele não irá se beneficiar do uso do mesmo. O terreno não irá gerar benefício futuro para o fundo. Poderá gerar riscos, porém acredito que o preço deve contemplar esse risco.
6) A empresa pagará ao fundo durante "X" anos um valor de "aluguel", depois da construção do prédio. Esse "aluguel" deverá referir-se à quitação do valor do prédio.
7) Segunda pergunta: Essa parcela de "aluguel" deverá ser imobilizada (Construção em andamento)? A norma não é clara sobre quem estará construindo e muitas vezes se refere a própria empresa como construtora do Ativo Imobilizado. Entendo que este caso seja classificado como um financiamento comum, estou correto?
8) No caso a taxa desse "financiamento" é pré-fixada, trazendo mais uma variável que conhecemos quanto ao financiamento. A parcela de juros conhecida no início do contrato de financiamento é o custo da operação ou do dinheiro no tempo, sendo passível de reconhecimento junto ao ativo imobilizado.
9) Assim poderia a empresa registrar esses "aluguéis" como Ativo em Construção, ou eu registraria o valor total do contrato do o fundo como Edifícios?
Agradeço a atenção de todos.
Abraço!