x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.637

Mudança de política na contabilização

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 17:41

Prezados colegas,

Estou iniciando um novo trabalho no setor contábil e gostaria de tirar a seguinte dúvida.

A contabilização realizada por meu antecessor, o mesmo utilizou diversas contas e históricos de forma muito sucinta.

Exemplo: Em situações de pagamentos como Juros, Multas e até honorários, foi utilizada uma conta chama Despesas diversas e com históricos que não contribuem com muita coisa, como por exemplo 'Pagamentos' ou 'PG'.

Minha dúvida é, eu posso mudar o método de contabilização durante o execício?

Pois eu gostaria de utilizar uma conta para cada tipo de despesa e históricos mais elaborados, mas não refazer o que já está feito, já que esta empresa possui uma movimentação gigantesca.

Obrigado!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 18:38

Rafael

Como você agora está responsável pelo trabalho, você pode adequar a seu modo de trabalho, os históricos, para que fiquem de forma mais adequada e compreensível. Como está no meio do exercício, não é aconselhável alterar a nomenclatura das contas, pois no fechamento do balanço, os relatórios exigidos são todos com comparativos do exercício anterior.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 19:45

Clovis,

Obrigado pela dica.

Atualmente torna-se inviável a alteração no nome das contas, pois, determinadas contas estão sendo utilizadas de forma sintetizadas, então pretendo manter desta forma. Porém, me veio a seguinte dúvida:

Será que posso manter a conta antiga e realizar a abertura de uma nova e designar-la para a função da antiga?

Exemplo:
A conta 'Despesas diversas', está recebendo lançamentos referente a Juros, Multas e etc. Então eu gostaria de abrir contas específicas para estas operações, mas manter o saldo das contas antigas na conta inicial, sem alterar nome nem os lançamentos desta conta 'Despesas Diversas'.

Será que existe algum tipo de impedimento legal para esta situação?

Um grande abraço a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade