
Daniel Carreira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Por favor, ve se alguém poderia me ajudar?
É possível, utilizarmos uma única conta Bancária para Matriz e Filial? qual o tratamento disso na contabilidade?
CONTADOR
SHALOM Auditoria e Contabilidade
respostas 4
acessos 38.670
Daniel Carreira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Por favor, ve se alguém poderia me ajudar?
É possível, utilizarmos uma única conta Bancária para Matriz e Filial? qual o tratamento disso na contabilidade?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Daniel Carreira da Silva, boa tarde.
Poder unificar as contas bancárias até pode sim, todavia, há profissionais que preferem utilizar contas contábeis separadas para cada banco por uma questão de melhor visualização.
Sds.
Priscila Belo Aragão
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde Claudio, mas este lançamento teria de ser de transferencia?por que tambem estou na mesma situação.
Assim:
D - Bancos Filial
C - Bancos Matriz
poderia esta fazendo desta maneira?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Priscila Belo Aragão.
Notar que a contabilização das operações realizadas pelas filiais, agências, sucursais ou pelos diversos estabelecimentos pode ser de forma centralizada ou descentralizada.
Esta divisão às vezes fica prejudicada, tendo em vista que os meios eletrônicos permitem uma escrituração centralizada a partir de lançamentos contábeis gerados descentralizadamente (pelas filiais), pela conexão on line(ou software)
A empresa pode possuir livros únicos de escrituração contábil (diário e razão) na matriz, porém os lançamentos contábeis podem ter sido efetuados de forma descentralizada, ou seja, a origem dos lançamentos, bem como a documentação comprobatória, terem sido gerados pelas filais localizadas em outras cidades ou Estados.
Já sobre a contabilização centralizada: quando a escrituração da empresa como um todo, o levantamento das demonstrações financeiras e a apuração do resultado são efetuados somente pela matriz. Convém esclarecer que, mesmo efetuando a contabilização de forma centralizada, é possível segregar no plano de contas da matriz as contas dos diversos estabelecimentos da empresa, sendo, dessa forma, possível apurar o resultado, apresentar informações e demonstrações contábeis de cada filial como se fosse unidade absolutamente autônoma.(muito interessante, para uma boa análise)
Embora a empresa possua escrituração centralizada, sua administração pode requerer algumas informações por filial, por exemplo, que se detalhem as vendas, os estoques e os saldos das contas correntes bem como de outras contas por estabelecimentos. Nesse caso, o plano de contas da matriz deverá discriminar, por estabelecimento, as contas de vendas, estoques, banco e etc. Para isso, basta incluir no plano de contas da matriz as subcontas específicas ou então criar centros de custos para as filiais.
Exemplo:
Plano de contas da matriz:
1.4. Bancos conta movimento
1.4.1. banco beabá matriz
1.4.2. banco beabé filial 1
1.4.3. banco beabí filial 2
Na contabilidade centralizada, as demonstrações contábeis abrangem ativos, passivos, receitas, custos, despesas e outros elementos, como se não existissem filiais, ou seja, como se a empresa fosse um estabelecimento único. Isto pode ocorrer quando não há interesse em se conhecer detalhes sobre os diversos estabelecimentos, ou quando esses detalhes são poucos e podem ser obtidos por controles efetuados à parte, não compensando, dessa forma, manter uma contabilidade detalhada.
Priscila Belo Aragão
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidadeobrigado
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade