x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 117.570

Como contabilizar Taxas Municipais

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 10:50

Bom dia Alex.

O lançamento é o seguinte:

D: Impostos e Taxas Diversos
C: Caixa/Banco

A conta impostos e taxas diversos é uma conta de resultado classificada dentro de Despesas Administrativas > Despesas Tributárias >
Caso seja de sua preferência, pode ainda especificar a conta como Impostos e Taxas Municipais, por exemplo.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Elis Regina de Lima

Elis Regina de Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 12:56

Boa Tarde Pessoal.

Minha duvida é a seguinte.

Tenho um cliente que deixou de pagar a TFE de vários anos, porém ele quitou tudo de uma única vez.
Queria saber como contabilizar agora esses pagamentos, já que não houve provisionamento dessa divida por a mesma ser considerada diretamente como despesa.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 23:19

Elis Regina,
boa noite.

As taxas de exercícios anteriores deverão ser escrituradas a débito da conta lucros ou prejuízos acumulados, já que o princípio de competência não lhe permite lançar diretamente como despesa [por tratar-se de anos anteriores].

Como despesa, somente a TFE de 2014.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
moderador.forumcontabeis@gmail.com
Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 09:40

Bom dia, uma empresa que presta serviços emite nota fiscal da prefeitura e no final do mês faz a apuracão do iss e a provisão, quando emitido a guia sai com uma taxa de expediente. exemplo apurei no mês 1.000,00 de iss fez a provisão e quanto emite a guia sai com um valor de 1.004,51, sendo 4,51 taxa de expediente, esse valor como lanço na contabilidade tenho q fazer a provisão dele? como ficaria o lançamento?

Grato

Joilson

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 20:45

oi, sim pode-se constituir a provisão dessa taxa

d - impostos e taxas (resultado)
c - iss a pagar
vlr. cobrança de taxa de expediente ref. a emissão da guia do iss
$ 4.51

boa noite e ótimo fim de semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: