
Lívia Patrícia
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Prezados,
Bom dia!!
Uma determinada empresa adquiriu um seguro para veículo em 01/12/2013: R$ 2.000,00 (5 x 400,00).
Realizei então os seguintes lançamentos:
01/12/2013
D-Seguro de veículos (Despesas Antecipadas) - R$ 2.000,00
C-Fornecedor (Seguradora) - R$ 2.000,00
As parcelas de R$ 400,00 foram pagas: 05/12/2013; 05/01/2014; 05/02/2014; 05/03/2014; 05/04/2014:
D-Fornecedor (Seguradora)
C-Banco
Apropriações (2.000: 12) : foram lançadas 04 parcelas de R$ 166,66: 31/12/2013; 31/01/2014; 28/02/2014; 31/03/2014
D-Seguro de veículos (Despesa) - 166,66
C-Seguro de veículos (Despesas Antecipadas) - 166,66
Em 17/04/2014 o veículo foi vendido e houve um endosso na C/C da empresa de R$ 700,00 dia 30/04/2014.
Minha dúvida é como registrar este endosso? Vejamos se está correto:
D-Banco - 700,00
D-Despesa de seguros (perdas p/ endosso) - 633,36 (perdas p/ cancelamento do seguro pela venda do veículo)
C-Seguro de veículos (Despesas Antecipadas) - 1.333,36 (saldo da conta = baixa das 8 parcelas a apropriar de 166,66)