x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.813

Reclassificação Conta Clientes

Renata dos santos

Renata dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 14:01

Bom... como já se passaram 12 meses, todavia você pode contabilizar esse clientes na conta do ativo não circulante realizável a longo prazo, com a nomenclatura CLIENTES A LONGO PRAZO... mas não deixam de ficarem na conta do ativo.

"Uns falam bonito, outros são sinceros..."
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 14:13

Renata, a conta do Ativo Realizável a Longo Prazo intitulada "Clientes a Longo Prazo" tem a finalidade de registrar duplicadas a receber que vencerão após 31/12 do exercício seguinte... e não os inadimplentes.

O correto seria baixa-las contra a conta de resultado "Perda para Devedores Duvidosos" (observando a legislação pertinente clique aqui) ou usar o que o colega Telmo Biehl citou, no caso de ainda haver possibilidade de recebimento.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 14:14

Prezados

Na minha opinião creio que não há lançamentos a fazer em clientes, mas creio que seja prudente constituir uma Provisão para Perdas em Clientes(a velha PDD), que será ou não dedutível para IR em caso do Regime de Lucro Real(consultar artigo 340 do RIR/1999) , pois estes clientes dificilmente pagarão para a empresa, seria a melhor saída para fins gerenciais.


Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade