Vinicius de Moraes Gregorutti
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeOlá a todos.
Estou trabalhando num escritório de Design de Interiores há quase três meses, e tenho a missão de transformar o negócio informal numa empresa séria.
Atualmente trabalhamos da seguinte maneira: Nosso cliente aluga ou compra um imóvel, nós criamos o projeto/maquete 3D e fazemos a administração da obra.
Fazemos a compra de todo o material e contratamos os prestadores de serviços (empreiteiros, marceneiros, serralheiros, eletricistas, encanadores, pintores, gesseiros e etc.), e no fim prestamos as contas dos custos detalhados da obra. O cliente então nos paga o valor gasto, mais uma comissão sobre este valor previamente acordada.
Minha intenção atual era ativar todos estes custos numa conta similar a "Benfeitoria em Imóveis de Terceiros", mas por se tratar de nossa atividade principal e durar apenas alguns meses, seria contabilizado em nosso Ativo Circulante (Estoque talvez).
Por fim, concluímos que seria apropriado fazermos todas as comprar com notas fiscais em nome do cliente, para que ele mesmo registre em seus livros contábeis posteriormente. Sendo assim, não haveria necessidade de contabilizarmos esses custos, cabendo a nós apenas faturarmos o valor da comissão.
ENTRETANTO, é inviável que o cliente pague cada fornecedor. Logo, pretendemos pagar cada compra e contratação de serviço para depois sermos reembolsados pelo cliente.
Como os gastos não são nossos não devemos mesmo contabilizá-los, mas minha dúvida é: Como justificarei toda a essa movimentação? Se utilizarmos nossa Conta Bancária, qual seria a contra-partida? Existe alguma espécie de Conta Bancária destinada a esse tipo de operação?
Espero não ter sido confuso em minha explanação e agradeço desde já pela ajuda.