Larissa Martins Fontana, boa tarde.
Para fazer um balancete é fácil, basta relacionar as contas e seus respectivos saldos e um razonete é a nomenclatura da conta contábil que tem a forma de T onde do lado esquerdo se coloca os debito e no lado direito os créditos sobre o traço do T se coloca o nome da conta.
Para saber a diferença nada melhor do que a Teoria Contábil conhecida como Natureza do saldo das Contas, vamos lá.
Quanto à natureza do saldo das Contas, podem ser; estáveis devedoras, estáveis credoras e instáveis.
Contas estáveis devedoras são as que apresentam sempre saldo devedor, são exemplos de contas estáveis devedoras:
Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Imobilizado, Custo, Despesas, etc.
Contas estáveis credoras são as que apresentam sempre saldo credor, são exemplos de contas estáveis credoras:
Fornecedores, Duplicatas a Pagar , Tributos a Recolher, Capital Social, Juros Ativos, Vendas, etc.
Contas instáveis: São aquelas que podem apresentar, ora saldo devedor , ora saldo credor, são exemplos de contas instáveis:
Resultado do Exercício, Resultado de Vendas, etc.
Uma dica:
Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando debitadas, espera-se que um dia ela receba um lançamento a crédito para zerar, quando uma conta possui saldo negativo, conhecido como saldo virado, geralmente é erro de lançamento ou erro de classificação.
Passivo, Receita têm natureza credora. Quando uma conta dessas é creditada, seu saldo se torna mais positivo. Uma conta passiva, espera-se que um dia ela receba um lançamento a débito para zerar, quando uma conta possui saldo negativo, conhecido como saldo virado, geralmente é erro de lançamento ou erro de classificação.
Como você pode notas, contabilmente falando, positivo não é a mesma coisa que debito e negativo não é a mesma coisa que crédito.
Este meu parecer, salvo melhor juízo.
Abraços.