Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.327

Índice de Analise de Balanço

PATRICK MATIAS

Patrick Matias

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 17:13

Boa tarde caros colegas,

Cliente questiona que a formula do índice de endividamento geral é: EXIGÍVEL TOTAL / ATIVO TOTAL, a nossa fórmula implantada no sistema Dominio (caso alguém use o mesmo sistema) é: PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL LONGO PRAZO / PASSIVO TOTAL. E que por conta disso já houve perda de licitação em órgão publico. Qual seria a fórmula correta de índice, segundo a legislação ?

Desde de já agradeço .

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 18:10

Boa tarde Patrick,

É um pouco complicado o seu cliente falar em "análise de balanço" e perda de participação em licitação pública. Acerca da análise, deve-se ter total domínio; pois Exigível Total pode estar considerando inclusive o PL (capital próprio).
Como o PL é uma conta onde o grau de exigibilidade é muito pequena, a fórmula do seu sistema está correta, tendo em vista que a análise desse índice se remete as obrigações a curto e longo prazo com terceiros (e não com o capital próprio).

Espero ter ajudado.
Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 21:24

Boa noite Patrick

Como amigo acima já comentou, a sua fórmula no sistema está correta. O "exigivel total" na fórmula do cliente dar a entender que se deve considerar o PL.

E não devemos incluir o PL, porque quando calculamos esse indicador queremos medir o grau de endividamento da empresa perante a terceiros, portanto o o capital próprio logicamente não deve fazer parte desse cálculo.

Um abraço.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade