x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.660

lançamento contabil para igreja

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 10:47

Bom dia ,
gostaria de saber se há algum lançamento especifico, de quando uma igreja paga alguma conta de 3º (membro) agua, luz, tel., ou funciona do mesmo jeito das empresas (não misturar físico com jurídico) , desde já agradeço !

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 11:23

Thiago

Você está correto em sua ponderação, entidades sem fins lucrativos basicamente possuem os mesmos procedimentos contábeis que uma empresa normal, diferenciando apenas em alguns aspectos distintos. Não se deve misturar as despesas da Igreja com o dos membros, diretores, etc.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 15:55

Boa tarde, Clovis
a duvida era essa , pois como estou iniciando agora a contabilidade com 3º setor, e frequento igreja, eu sei que quando um dos membros está passando por necessidade a igreja da uma assistência a família, e tem caso de pagar uma conta de agua, luz não todo mês, mas as vezes paga a conta ajudando a família, a igreja visa ajudar o próximo. nesse caso como proceder corretamente a contabilidade da igreja ?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 16:39

Prezados

Para mim isso se trata de despesa da operação da entidade, pois ela não será ressarcida nesses casos, eu lançaria em despesas com assistencia social ou como doação, salvo melhor juízo.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
EMERSON BERNARDO SILVA DE MORAES

Emerson Bernardo Silva de Moraes

Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 16:47

Bem, o órgão superior da minha Igreja que é o supremo concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, sofreu em 2008 uma fiscalização contábil da Receita e graças a Deus não tivemos problemas sérios porque nossa contabilidade sempre esteve de acordo. Mas fizeram algumas observações e uma delas foram quanto às doações. Orientaram que no caso de doações ou pagto. de contas etc. relativo a membros ou não da Igreja, deve-se pedir que a pessoa assine um "recibo de doação" e contabilizamos como ajuda de custos a terceiros.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 17:03

Thiago

No caso que você citou, a recomendação no tocante a contabilização, seria criar um projeto de assistência social, onde seriam alocadas todas as despesas para atendimento a essas pessoas necessitadas, também seriam registradas nesse projeto as receitas, sejam elas proveniente de doações, convênios, transferências da administração da Igreja. Tudo o que se refere a essas situações ficariam segregadas, ficando assim, mais transparente, observando ainda o fato de que toda operação precisa ser devidamente documentada, com Nfs, recibos, etc.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade