x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 7.349

Pagamento de varios fornecedores com mesmo cheque

Isis Santos

Isis Santos

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 18:16

Gostaria de saber a forma correta de contabilizar o seguinte fato:
Uma empresa emite um cheque de R$20.000,00 para pagamento de diversas duplicatas com fornecedores diferentes e algumas despesas. O funcionário da empresa pega o cheque e as duplicatas e vai até o banco, chegando lá o funcionário desconta o cheque e paga as duplicatas e despesas.
No meu entendimento a forma correta seria:
C- Banco
D- Caixa.............R$20.000,00

C- Caixa
D- Fornecedor 1.................R$10.000,00
D- Fornecedor 2.................R$5.000,00
D- Despesas diversas.......R$5.000,00
Totalizando o valor do cheque de R$20.000,00.

Mas me informaram que o jeito certo de contabilizar seria:
C- Banco
D- Fornecedor 1.................R$10.000,00
D- Fornecedor 2.................R$5.000,00
D- Despesas diversas.......R$5.000,00
Totalizando o valor do cheque de R$20.000,00.

E agora estou com dúvidas quanto a estes lançamentos, qual a maneira correta de contabilizar?

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 19:23

Isis santos, boa noite

Entendo que as duas formas estão corretas, porem a segunda opção é uma opção menos trabalhosa onde você não movimenta o caixa,tornando mais simples a contabilização.

obs. em um lançamento desse não é necessário a transferência p caixa.

um bom fds. Amaro Seixas.

att. Amaro Seixas
Isis Santos

Isis Santos

há 10 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2014 | 19:46

Sinceramente eu não concordo com a segunda forma de contabilizar, pois se trata de um cheque que foi descontado, onde o bancario vai te passar o dinheiro que tem como destino o caixa, mas por comodidade, o funcionário já leva as duplicatas e efetua o pagamento das mesmas. Apesar do dinheiro não ir fisicamente para o caixa, entendo que ele deve ser debitado no caixa para somente depois pagar as duplicatas, mas a minha preocupação mesmo e quanto ao fisco, será que posso ter problemas futuros quanto a estes lançamentos? Gostaria de uma resposta com um embasamento legal para me despreocupar.

Amaro Neto

Amaro Neto

há 10 anos Sábado | 13 setembro 2014 | 09:56

o cheque é regulado pela Lei n. 7.357/85, é um título de crédito que representa uma ordem de pagamento à vista, então devo creditar a conta (banco conta movimento) quando um cheque meu é descontado.Existe varias discussão quanto a sua compensação principalmente quando o cheque é de terceiro ou de outra instituição financeira, não é o seu caso? . Quanto a questão do fisco você tem como comprovar a origem dos recursos que você utilizou para o pagamento.

att. Amaro Seixas
Isis Santos

Isis Santos

há 10 anos Sábado | 13 setembro 2014 | 10:49

É um cheque próprio da empresa, que vai creditar banco isso é fato, em qualquer uma das duas formas que informei, minha dúvida era se precisava passar pelo caixa ou não. Dei uma lida na lei que você informou mas não achei algo que me esclarecesse.

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Jadson Matias Nascimento de Jesus

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 13 setembro 2014 | 11:24

Isis Santos, Não existe uma norma que embase essa situação, porém nos livros tradicionais o pagamento feito com cheque é registrado contra banco, pois nessa situação ele sacou só para fazer o pagamento direto, sendo que o pagamento foi igual ao saque, Débito automático e Cheque não devem envolver o caixa, mais o critério é do contador, se esse movimento faz você se sentir melhor então faça, porém a maneira apontada pelo Amaro Seixas é Coerente e Clara.

Amaro Neto

Amaro Neto

há 10 anos Sábado | 13 setembro 2014 | 12:35

Vamos imaginar que fosse criado um detalhamento resumido para cada fato contábil seria muito complicado, então cabe ao contador interpretar a legalidade e traduzir em lançamento.

att. Amaro Seixas
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 09:05

Bom dia,

Isis Santos !

A respeito da sua maneira de efetuar o lançamento:

Não precisa fazer o lançamento do Banco para o Caixa.(Ele sai diretamente do caixa do banco e não em espécie do caixa de sua empresa).(se o funcionário vai ao banco para sacar,por que não levar os títulos e quitar os títulos, sem correr riscos do transporte do dinheiro?)

Bastaria fazer os lançamentos de Fornecedores a Banco ,discriminando os pagamentos como você fez,individualmente.

Agora uma observação importante: Tecnicamente deve-se em primeiro lugar efetuar os lançamentos a débito e depois os de crédito.(Teoria da Contabilidade) .

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.