x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.287

Uso do dinheiro lucrado com a empresa

jonathan

Jonathan

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 07:09

Bom dia, sou registrado como MEI e tenho algumas dúvidas quanto a utilização do dinheiro que ganho com a empresa, a primeira dúvida é se posso ou não pegar tudo que faturei na minha empresa e usar para comprar algum bem por exemplo um apartamento, não tenho muitos custos mensais com o negócio pois é totalmente online, pago por mês em torno de R$800,00 para manter tudo funcionando, outra dúvida que tenho é esse dinheiro cai todo mês na minha conta corrente e no momento ultrapassei o limite de R$ 72.000,00 por ano sendo MEI, existe algum problema nisso? li no site do MEI que a troca para micro-empresa é automática, mas gostaria de saber se posso ou não usar esse dinheiro para comprar algo pra meu próprio uso e também gostaria de saber se agora preciso assinar minha própria carteira ou não há necessidade? ou tem algum outro procedimento que deveria fazer agora, pra não perder dinheiro atoa?

Desde já agradeço atenção, um abraço.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 07:57

Bom dia Jonathan

... outra dúvida que tenho é esse dinheiro cai todo mês na minha conta corrente ...

Se o dinheiro é depositado na sua conta corrente (pessoa física) e não na do MEI (pessoa jurídica) deve ser declarado em sua DIRPF e parte dele será considerada como rendimentos tributáveis.

Para saber mais acerca do assunto, promova pesquisa no banco de dados do Fórum sobre a DIRPF de MEI.

...

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 08:32

Jonathan, bom dia.

Ainda que esse dinheiro caia em uma conta Pessoa Física, se você tiver controles que provem que os recebimentos são da empresa MEI você tem meios para se defender caso seja chamado na RFB, ou seja, não necessariamente terá que tributar os valores na pessoa física. Mesmo assim sugiro que abra urgentemente uma conta PJ para empresa.
Quanto a ter excedido o limite de receita, o mais aconselhável é procurar um contador para que o mesmo te ajude a avaliar a situação do seu MEI, ver se você terá mesmo que sair dele e partir para o Simples Nacional, etc.
Quanto aos ganhos auferidos pela empresa, são seus para destinar da maneira que achar melhor.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.