x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.374

Conhecimento Essencial Para Prática Contábil / Rotina Diária

marcio do carmo morais

Marcio do Carmo Morais

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 11:13

Olá companheiros,

decidi criar este tópico no intuito de solicitar ajuda daqueles que possuem escritório de contabilidade e que atuam ou já atuaram na prestação de serviços contábeis para empresas privadas.

Encontro-me na seguinte situação:

Formei-me pela Universidade Federal do Maranhão em dezembro de 2013.
Faço parte hoje de uma sociedade juntamente com 4 colegas de classe que também formaram-se em dezembro.
Estamos trabalhando fortemente nesse projeto e já possuímos alguns clientes, dentre eles uma construtora que é nossa principal fonte de renda.
Estamos sempre em busca de aprendizado prático e tentando aprimorar nossos serviços cada vez mais.

O que gostaria de vos solicitar é um direcionamento, um foco. Quero estudar, pesquisar e aprimorar aquilo que de fato importa e que é rotineiro em um escritório contábil. Gostaria de saber qual é o conhecimento que se faz extremamente necessário para a prática desses serviços e quais são as principais exigências dos clientes e também quais são as principais obrigações por parte do governo.
Qualquer ajuda serve, algum material importante e que valha a leitura, um bom livro, um site, vídeos, links, materiais de autoria própria, qualquer coisa.

Desde já agradeço.

Claudia Bernardo Tavares Furtado

Claudia Bernardo Tavares Furtado

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:27

Boa tarde Marcio,

Sua iniciativa é boa, mas a rotina contábil vai depender exclusivamente do tipo de cliente que vc tem e pretende ter...
Vc precisa verificar `a quais legislações seus clientes estão submetidos, e então estuda-las e cumpri-las.
Fica difícil alguém te passar uma rotina contábil dessa forma como vc quer, será mais proveitoso, se vc postar aqui dúvidas específicas, e aí sim, todos os membros do fórum terão prazer em ajudar.
As exigências do governo, que acho que vc se refere, nós chamamos de "obrigações acessórias" que podem ser federais, estaduais ou municipais...
Em meio a essas obrigações temos as declarações anuais, as mensais, os "SPEDs" diversos, a novidade agora do E-Social...
Quanto a material de pesquisa e estudo, vc está começando no caminho certo, este fórum é ótimo, e tem um conteúdo bem diversificado, vá acessando tópicos interessantes, pois sempre tem uma indicação de fonte de pesquisa, procure ver as respostas que os moderadores dão às perguntas, eles são mais experientes...
Então é isso...

Bem vindo ao Fórum contábeis

Claudia Furtado
marcio do carmo morais

Marcio do Carmo Morais

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 16:07

Olá Claudia,
agradeço seu empenho em responder a este questionamento.

Fico feliz em fazer parte desta comunidade e saber que posso contar com pessoas como você pra tirar dúvidas pertinentes que ocasionalmente aparecem no decorrer do exercício da profissão.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade