Fernanda Miranda
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Pessoal,
Já li nos tópicos em aberto mas não vi nada especifico com meu problema.
Temos vários clientes Simples Nacional os quais não nos enviam nenhum documento (tais como extrato bancário, comprovante de despesas etc) para realização da contabilidade regular.
Adotamos o procedimento de enviar os seguintes documentos com AR ou assinatura de recebimento do representante legal:
- Manual de contabilidade
- Comunicado de obrigatoriedade do envio dos documentos para contabilização.
- Carta de Responsabilidade da Administração
Além de várias reuniões e e-mails.
Porém, um determinado cliente, simples nacional, com honorários em dia, está nesta situação (mesmo com todos os comunicados acima), deixou de enviar documentos durante 7 meses para contabilização e agora alega que vai me mandar os documentos dos 7 meses em atraso para que eu possa contabilizar e enviar a ele o balancete com prazo estabelecido (entrega em uma semana).
Temos um contrato de prestação de serviços o qual está claro os direitos e obrigações das partes, porém penso que a contabilidade está em atraso por culpa do cliente.
Pensei em incluir no meu contrato de prestação de serviços uma cláusula o qual determina que se o cliente deixar de enviar os documentos obrigatórios em dia para contabilização e isso gerar atraso no fechamento contábil por 3 meses (pode ser 6 meses ou outro periodo), a contabilização extemporânea irá gerar uma MULTA.
Tendo em vista o problema, gostaria de saber o que os demais colegas fazem em caso semelhante.