x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.070

Contabilização de Emprestimo de Ativo

Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 10:35

Bom dia Caros Colegas,

Não sei se vocês já tiveram um caso parecido para poderem me ajudar, mas acabei de receber um nota fiscal de Empréstimo de Ativo Fixo CFOP 6949.

Tem uma empresa que irá dar um curso e esta emprestando computadores para execução do curso, e emitiram esta nota fiscal de Emprestimo de Ativo, como esse empréstimo não gerará financeiro, qual seria o modo correto de contabilização destes ativos?

Outra situação, nós somos uma fundação empresa imune / isenta, neste caso no momento de devolver, com uma declaração eu posso estar devolvendo e fazendo a baixa desses ativos na contabilidade?

Desde já agradeço pelo atendimento.

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 14:07

Genivaldo

Não creio que seja necessária a contabilização, porém caso queira, pode utilizar contas de compensação, são contas apenas para controle e não devem ter como contrapartida contas comuns do balanço, pois não influenciam no patrimonio da entidade. Os lançamentos seriam os seguintes.

Recebimento
D - Ativos Remetidos por Terceiros (Ativo Compensado)
C - Ativos de Terceiros a Retornar (Passivo Compensado)

Retorno

D - Ativos de Terceiros a Retornar (Passivo Compensado)
C - Ativos Remetidos por Terceiros (Ativo Compensado)

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: forumcontabeis@rtdaccounting.com.br
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: