x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 757

como contabilizo PIS/COFINS na Fonte?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 28 março 2008 | 15:23

ola boa tarde a todos,

a minha duvida e a seguinte,estou contabilizando uma empresa que tem pis e cofins na fonte, a pessoa antes de mim lançava o pis na fonte assim , Debito Pis a compensar e Credito Pis s/serviços (grupo de receita), já o pis s/serviço prestados , pq essa empresa é uma empresa que presta serv. ele lançava 2º. Operação - Debito Pis s/serv.(grupo de receita) e Credito Pis a pagar, esta certo isso ? pra mim somente a primeira operação esta correta mas a segunda esta errada ,veja se esta correto o meu raciocinio Pis s/Serv.Prest. DEBITO Pis s/Serv. (grupo 3 receita) e CREDITO Pis a pagar (passivo), já o Pis ret.fonte eu não sei , como contabilizo ?
fico no aguardo

abraços
a todos

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 28 março 2008 | 23:15

Olá Natalicio,

Apesar de bastante confusa sua questão, vamos tentar ver se entendi o raciocinio.
Ambas estão incorretas. Você deve reconhecer como receita o valor da venda. A retenção é um direito seu de compensar com o pis a pagar, juntamente com o direito a receber do cliente, que irá lhe pagar a menor.
Quando é você quem está efetivando a retenção é o contrario: você irá pagar a menor para o fornecedor, porém tem a obrigação de recolher o pis retido

Vamos supor uma venda de 1.000,00 com retenção de 6,50 de pis
c: receita s/serviços...1.000,00 (resultado)
d: clientes a receber...993,50(ativo)
d: pis a compensar...6,50 (ativo)

Agora vamos supor uma compra de serviço com 1.000,00 pelo serviço prestado e uma retenção de 6,50 de pis

c: fornecedores a pagar...993,50 (passivo)
c: pis retido a recolher...6,50 (passivo)
d: serviços prestados...1.000,00 (resultado)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade