x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.598

Principio da Competencia -DUVIDAS

leandro

Leandro

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 17 anos Sábado | 29 março 2008 | 17:08

Pessoal estou com uma duvida e gostaria da ajuda de voces se possivel,

Diz o principio da competência:
----------------------------------------------------------------------------
"Princípio da competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas no período a que competem, independente da sua realização em moeda. "
------------------------------------------------------------------------------

Portanto se a empresa pagar uma despesa no mes de janeiro parcelada ela terá q reconher no mês que for pago ou seja no mes de janeiro?? certo?

So estou fazendo confusao com emprestimo bancario pois se a empresa pegar um emprestimo em janeiro para pagar parcelado em 10 vezes , por que os juros do emprestimo entra no ativo para mensalmente cair na conta de resultado e nao totalmente na conta de resultado em janeiro??

Grato a todos pela ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 29 março 2008 | 18:14

Boa tarde Leandro,

Tal como se lê na definição do Princípio de Competência transcrito por você, a finalidade é a de reconhecer contabilmente as receitas, custos e despesas no período a que competem.

Vale dizer que se você efetua uma despesa no mês de Março (conta de energia elétrica, por exemplo) deve reconhecê-la contabilmente em Março, independentemente de quando ou como irá pagar esta despesa.

Isto porque a despesa refere-se ao consumo de energia elétrica no mês de Março, não do mês de Abril ou de Maio quando a conta será paga.

O mesmo raciocínio e atitude devem servir para o caso de empréstimos contraídos com pagamento a prazo.

Vamos supor que você celebre um contrato de empréstimo para ser pago em 3 parcelas mensais venciveis nos meses de Março, Abril e Maio respectivamente, com juros de 1% ao mês.

Você não pode reconhecer contabilmente os juros dos três meses, no mês Março (mês em que contraiu o empréstimo).

Isto porque os juros referem-se ao mês de Março, de Abril e de Maio, ou seja as despesas referente aos juros devem ser contabilizadas no mês da competência.

Daí a necessidade de reconhecê-los na conta "Juros a Transcorrer" no Ativo Circulante e mensalmente (no período a que competem) transferí-los para as Contas de Resultados.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade