x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.446

Caixa Estourado

Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 13:41

Boa tarde,

Peguei uma empresa que o caixa dela veio estourando em quase 200.000,00. Qual seria o procedimento mais correto para arrumar o caixa?

Sendo que não é possível fazer a conciliação porque muitos lançamentos era do ano passado.



Att,
Izaque Moraes

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF
Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 14:59

Ola Izaque,

O caso ai seria verificar lançamentos anteriores que possam estar sendo alocados em locais errados, como por exemplo saidas do banco sem identificação, voce pode lança-los no caixa para inverter este saldo. Verificar debitos irregulares no caixa para que possa acertar esta conta.

Lembrando que não existe caixa negativo, imagine voce olhando para a gaveta do caixa, como vai ter saldo negativo?

O caso ai seria analizar os lançamentos anteriores e verificar onde esta o erro...

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:13

Bom dia, Izaque!

Independente quantos anos forem o correto é fazer a conciliação contábil, feito isso, tem que ser feito um lançamento na conta contábil: Ajustes de Exercícios Anteriores (PL).
Observar que este lançamento de ajuste de exercícios anterior muito provavelmente não vai somente envolver a conta Caixa, possivelmente algumas contas de Banco e Fornecedores devem está envolvidas nisso para justificar tal divergência de saldo.

Att.,

Rodrigo Ruiz

Kerlley Lopes da Silva

Kerlley Lopes da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 09:13

Bom dia Izaque,

Concordo com os amigos que escreveram acima.
Deve rever os lançamentos para identificar possíveis erros.
Caso não localize erros de lançamento, você pode optar a fazer um contrato de mútuo, conforme o Cristiano sugeriu, mas deve observar que para o contrato de mútuo ser válido você deve ajustar juros, data de vencimento, e fazer um controle muito rigoroso do mesmo.

Orientar a empresa a emissão de nfs para isto não ocorrer.

Att.

Kerlley Lopes
Contabilista
Goiânia - GO
Fernando Gomes

Fernando Gomes

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 12:58

Seria um Contrato de empréstimo entre uma pessoa física ou jurídica com a empresa, onde será firmando neste, o valor do empréstimo, prazo para pagamento, percentual de juros a serem pagos ref. ao empréstimo (Existe Percentual máximo para juros nestes casos). O IRRF deverá ser retido sobre a parcela dos juros e repassado Receita.

Importante: Contratos deste tipo, seja entre sócios e empresa ou até mesmo de terceiros, poderão ser questionados pela Receita Federal. Caso a Empresa decida pelo empréstimo nesta modalidade, deverá manter toda documentação bem organizada Ex.: Contrato de mutuo entre as partes, comprovantes de pagamentos dos juros, e recolhimentos do IRRF retido dos mesmos. Aconselho que toda operação seja feita via Ted, utilizando as contas bancárias dos titulares do contrato.

Obs. Nossa empresa foi convidada a prestar contas sobre empréstimos nesta modalidade, como tínhamos todos os documentos comprovando a operação, não tivemos maiores problemas.

Fernando Gomes
.:
Técnico Adm. / Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade