x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.547

Plano de contas referencial ( Classificação de contas )

GUTO MORETTI

Guto Moretti

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 17:20

Necessito de uma ajuda, estou classificando as contas de um plano de contas de acordo com o plano referencial e não consigo interpretar uma classificação exata para as seguintes contas de ativo.

INCENTIVOS FISCAIS – SINTÉTICA....................... 1.02.001.002.0000
EMBRAER – ANALÍTICA ......................................... 1.02.001.002.0001

EMPRESTIMOS COMPULSORIOS - SINTÉTICA.......1.02.001.003.0000
OBRIGAÇÕES ELETROBRAS – ANALÍTICA ............ 1.02.001.003.0001

FUNDO DE COMERCIO - SINTÉTICA...................... 1.03.001.002.0000
FUNDO DE COMERCIO – ANALÍTICA.................... 1.03.001.002.0001

OUTROS INVESTIMENTOS - SINTÉTICA................. 1.03.001.007.0000
CONDOM ASSOC COMERCIAL– ANALÍTICA............ 1.03.001.007.0001

Alguém pode me informar em qual conta do plano referencial posso classifica-las ?

MARIA DO CARMO FERREIRA

Maria do Carmo Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 08:37

Bom dia.
Guto, você deve cadastrar as contas sempre na analítica, esse é o correto, eu estava fazendo também esse cadastro e por engano fiz uma conta na sintética e quando eu fui fazer um teste no SPED deu erro nesse cadastro que tinha feito na sintética, portanto está ai a resposta, espero ter te ajudado.
At

GUTO MORETTI

Guto Moretti

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 10:38

Bom dia ...

Sim eu sei que a classificação é apenas na analítica eu coloquei a sintética apenas para demonstrar o grupo. Eu queria saber em qual conta do plano referencial eu classifico essas contas analíticas !

RAFAEL MENDONÇA MARQUES

Rafael Mendonça Marques

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 13:01

Bom dia nobre colegas,

Devido ao novo validador ECF (Escrituração Contabil Fiscal), o mesmo no seu manual dispões de um plano de contas referencial, só que totalmente diferente do ECD, porém no curso que houve, foi explanado que aquele seria o plano de contas a ser adotado pelas empresas que optaram pelo fim do RTT ainda este ano, a pergunta que faço, o plano de contas referencial, deverá ser adotado somente com os três níveis, 1 - Ativo; 2 - Passivo; 3 - Contas de Resultado (Receita, Custo e Despesa) para as empresas do lucro real? Ou posso padronizar o meu plano de contas para ficar idêntico ao referencial, na qual posso subdividir o nível da conta de resultado em 3 - receita; 4 - custo; 5 - despesa?

Rafael Mendonça Marques
CRC: AM-012689/O-0

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade