x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.459

Conciliação da conta caixa

Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 15:05

Tenho conhecimento de alguns casos em que a conta caixa fica credora e para acertá-la, a maneira correta é a conciliação. Este tópico se destina a quem possa ensinar a forma correta de se conciliar a conta caixa.

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 15:26

Boa tarde, Eduardo!

Tira um razão da conta Caixa do período a ser conciliado e vai comparando com a sua planilha de controle do Caixa, conforme você for achando as divergências vai ajustando os lançamentos contábeis ou se for caso insira os que estejam faltando.

Att.,

Rodrigo Ruiz

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 16:29

Eduardo,

O pai da conciliação: "Excel". Alguns sistemas tem impressão direta para o Excel. Caso não, você pode gerar um arquivo de texto e ir em: Aba dados- Obter dados externos, na opção "de texto". O excel é uma ótima ferramenta onde você pesquisa, cria regras, faz marcações com cores e anotações, etc. Depende do seu nível de conhecimento e criatividade. Fica tudo mais fácil com ele.

Primeiro verifique se os saldos iniciais estão corretos. Em seguida faça como o Alexsandre Almeida aconselhou: primeiro o banco. O que sobrar e tiver com autenticação você baixa do caixa. Lembrando que não pode haver saldo credor no caixa em hipótese alguma. Após a conciliação se a conta continuar credora, verifique o saldo da conta "clientes" e veja se você pode lançar no caixa o recebimento de alguma nota que não entrou pelo banco.
Se não tiver saldo a receber, o seu cliente/empregador está sonegando e deixando de emitir nota fiscal. Passo muito por isso... E sempre fique atento para pagamentos de contas de sócios ou outras gastos que você não precisa reconhecer pois não são da entidade.

Acho que me estendi... espero ter ajudado

Jose Elias

Jose Elias

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 29 setembro 2014 | 16:33

Boa tarde,

Olá a todos,

Isso acontece com frequência no escritório também, e fazemos exatamente isso Alex da Silva alegou:

Baixamos alguma NF fiscal da conta Clientes somente para cobrir o caixa...isso tudo após a conciliação Bancário ( Extratos ).

Os pagamentos por "fora" de salários sempre são lanladas pelo Caixa, que colabora e muito para a conta ficar C .

Tenho dúvidas também, porque os sócios pagam despesas particulares na conta da empresa, ai lançamos a conta Empréstimos a Sócios, acredito que não seja a forma mais ideal....se alguém pudesse me ajudar nesse aspecto, agradeço.

Agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.