x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.085

Escrituração Mercadorias Avariadas

Stéfano de Sousa Duarte

Stéfano de Sousa Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 08:35

Bom dia Caros Amigos Contabilistas,

Tenho uma dúvida.

Eu tenho uma empresa que presta serviços de transporte municipal e intermunicipal, de mercadorias diversas, só que quando ela presta o serviço para um determinado cliente, e por ventura um objeto do lote é avariado, a minha empresa que presta serviço é obrigada a Indenizar o lote inteiro de mercadorias, e é obrigada a ficar com as mercadorias (mesmo tendo avariado apenas uma peça, ela é obrigada a ficar com o lote inteiro de mercadorias), sendo que a minha empresa é prestadora de Serviços, como contabilizo essas entradas de mercadorias na qual ela é obrigada a ficar?

Agradeço ajuda de todos !!!!

Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 09:20

Bom dia

O que a sua empresa faz com a mercadoria avariada?

Ela estoca e revende? Se afirmativo contabiliza à débito no estoque, por exemplo (sugestivo):

D - ESTOQUES DE MERCADORIAS INDENIZADAS

Ou ela joga fora (acho difícil) ou dá outro destino diferente de revenda? Se afirmativo contabiliza à débito em conta de resultado, por exemplo (sugestivo):

D - INDENIZAÇÕES (DRP)

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”
Stéfano de Sousa Duarte

Stéfano de Sousa Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 09:31

*Ela revende as Mercadorias, mas não pode contabilizar em estoque, porque a atividade dela é Prestação de Serviço e não comércio.

Você tem conhecimento de alguma base legal para esse assunto?

CONTABILIZAÇÃO

1º PELA INDENIZAÇÃO DO CLIENTE

D: RESULTADO - INDENIZAÇÃO POR VARIA / EXTRAVIO R$ 1.000,00
C: ATIVO - BANCO R$ 1.000,00

2º PELO RECEBIMENTO DAS MERCADORIAS ?

3º PELA VENDA DAS MERCADORIAS

D: ATIVO - BANCO R$ 800,00
C: RESULTADO - INDENIZAÇÃO POR AVARIA / EXTRAVIO R$ 800,00

A diferença fica como despesas com indenização mesmo. Mas a entrada das mercadorias, como devo contabilizar?

Anderson Martins de Melo

Anderson Martins de Melo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 1 outubro 2014 | 10:08

Bom dia

Entendo que você deva contabilizar em estoques. Também temos uma transportadora e a mesma possui o estoque (almoxarifado) de operação de veículos (pneus, combustível, peças de rodagem, etc.). Só porque uma empresa presta serviços não quer dizer que ela não possua estoques.

Desculpe, não encontrei nenhuma base legal específica a respeito do assunto, vou ficar devendo.

Mas creio que ambos os exemplos, tanto o seu como o meu estão corretos. Mas seguindo o princípio da essência sobre a forma, como a mercadoria está de fato estocada, acho melhor reconhecê-la em estoques, visto que, apesar de não ser o objeto da empresa, este "estoque" gerará benefícios futuros, logo deve ser reconhecida no ativo da empresa (bens e direitos).

“Certa vez, foi solicitado a Albert Einstein que dissesse qual era a definição de luz. O que é a luz? Einstein, então, em um de seus famosos momentos de inspiração, respondeu: - A luz é a sombra de Deus...”

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade