Bom dia prezado Davis,
No seu caso, a Despesa com Vale Transporte é da empresa B, contudo foi a A que efetuou o desembolso.
Assim, você deve criar uma Conta no Ativo da empresa A (que efetuou o pagamento) tendo em vista que ela tem um valor a receber da empresa B. Pode-se criar a conta com uma nomenclatura tipo:
C/C - Empresa B (demonstrando o direito a receber da empresa B)
Já no Passivo da Empresa B, você cria uma Conta de:
C/C - Empresa A (demonstrando a obrigação com a empresa A)
Assim, as contabilizações ficariam.
- Quando ocorreu a despesa com VT.
Na empresa A:
D - C/C - Empresa B (AC)
C - Caixa/Banco
Na empresa B:
D - Despesa com VT
C - C/C - Empresa A (PC)
Assim, a entidade B, reconhece sua despesa, e que possui a obrigação do pagamento da referida despesa. Enquanto as dívidas não forem quitadas, cada entidade terá, individualmente, registrados seus valores a pagar e/ou a receber.
Contudo ao se consolidar a demonstração do grupo, tais contas se anulam.
Lembrando que essas contas sempre devem manter o mesmo saldo nas duas empresas. O saldo a pagar de uma, sempre deve ser conferido com o saldo a receber da outra, pois devem manter o mesmo saldo.
- No momento em que uma entidade pagar a outra quitando as dívidas, ou partes delas, a contabilização ficará:
Na empresa A:
D - Caixa/Banco
C - C/C - Empresa B (AC)
Na empresa B:
D - C/C - Empresa A (PC)
C - Caixa/Banco
Att.