x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.552

Vânia Oliveira

Vânia Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 2 abril 2008 | 12:35

Boa tarde Pessoal;

Nunca trabalhei com Rateio. Pode me orientar?

Minha empresa é uma prestadora de serviços e tributada pelo lucro real trimestral.Pensa em começar a separar as despesas por centro de custo, para saber a evolução de cada departamento.

Como fazer o cálculo, por exemplo das contas de energia, telefone e etc que são únicas?

E as Receitas? Cada departamento deve emitir NF de prestação de serviços de seu departamento, ou no faturamento total do mês faz-se rateio também?

Me ajudem por favor??

Obrigada.

Eusebio Luis Pinto Junior

Eusebio Luis Pinto Junior

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 2 abril 2008 | 13:32

Boa tarde Vânia,

Você terá que criar um centro de custo para cada departamento e contabilizar suas receitas e despesas nestes centros de custos. Portanto elabore um plano de contas de Centros de Custos.
Para as despesas que você não consegue atribuir diretamente aos departamentos (contas de energia, telefone e etc), você terá que utilizar um critério para ratear as despesas, podendo utilizar como base o nº de funcionários, o (m²) de cada dpto, você que irá determinar.
Para as receitas não é necessário cada depto emitir sua nota fiscal, você pode criar um carimbo ou um formulário interno para controle, cada nota emitida deve constar o carimbo ou o formulário anexo com o centro de custo do depto, para que a contabilidade possa saber aonde alocar a receita.

Eusebio Luis

LUCIANO DAMIAO VIEIRA DE ALMEIDA

Luciano Damiao Vieira de Almeida

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 23:03

Oi VÂnia, boa noite.

olha sua empreitada não é fácil, reconheço, mas nada que com uma boa dose de persistência não se alcançe.

O pior na implantação de centros de custos é implantar a filosofia na cabeça dos funcionários que não tem a noção de como é importante as informações que os mesmos prestam.

então nesse primeiro momento tem que conscientizar os outros setores da importância em colaborarem.

olha tb tenho bastante de material de custos é só me enviar um e-mail solicitando.

Um forte abraço.
Luciano Damião ( @Oculto)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: