x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 9.449

lançamento de despesas com combustiveis com baixa no estoque

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 09:55

Um posto de combustível abastece sua própria frota de caminhões, nas suas bombas de combustíveis.
Na saída dessa mercadoria emite uma nota fiscal tendo como destinatário o próprio posto.
Criei o seguinte lançamento contábil, na data da emissão da nota fiscal de saída desse combustível:

(debito) despesas operacionais: Combustíveis e lubrificantes
(credito) Custo das mercadorias vendidas.

Quanto ao debito é normal: Despesas com combustíveis
Creditei custo das mercadorias vendidas, pois se essa mercadoria saiu, mesmo não sendo objeto de receita do posto, houve diminuição do estoque e consequentemente diminuição do custo das mercadorias vendidas.

Fica a pergunta: Essa despesa reduziria o imposto de renda a pagar, tendo em vista que:
Criou-se uma despesa, porem diminuiu o custo das mercadorias vendidas?
Eu acredito que sim, pois também o estoque final diminuiu.
Gostaria de ouvir a opinião dos colegas

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente
há 10 anos Domingo | 12 outubro 2014 | 13:42

Eu simplesmente creditaria estoque e debitaria despesa com combustíveis. Na verdade, não é uma mercadoria vendida, assim, eu não usaria a conta de CMV para não gerar informação incorreta sobre a operação.

O que está acontecendo na verdade é uso/consumo, ou seja, na minha opinião a empresa não deveria aproveitar os créditos das compras (pelo que entendi a empresa é lucro real e estou imaginando que aproveita os créditos), que foram para revenda e acabaram sendo uso/consumo.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Domingo | 12 outubro 2014 | 21:06

Prezado Oswaldo.

Boa noite

Concordo com o posicionamento do Eduardo, pois a utilização deste crédito é indevida e o lançamento como CMV equivocada, haja visto que o combustível é comprado do distribuidor "creio eu", e sua utilização é única e exclusiva para o abastecimento da frota da empresa.
O objeto fim da empresa não é venda de combustível mais venda de outros produtos que são entregues pelos caminhões e os gastos desta entrega é uma despesa operacional.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 08:57

Carlo e Eduardo
Obrigado pela disposição de voces em debater esse assunto.
Depois da postagem dessa mensagem mudei minha opinião, baseado em pesquisas que fiz na area fiscal e contabil
1º - Aqui no estado de São Paulo, a mercadoria que foi adquirida para revenda e é utilizada para uso e consumo, fica vedado a emissão de documento fiscal (artigo 204 dop RICMS-SP)
Então nesse caso, deverá ser dado baixa no estoque mediante documento interno (requisição de mercadoria em estoque para uso e consumo)
Meu cliente precipitou-se em emitir a nota fiscal. Fiquei sabendo desse fato quando as notas fiscais forma enviadas ao meu escritorio para lançamento na escrita fiscal.
2º - O Simples fato de "dar baixa no estoque" fará com que o lucro liquido final diminua,pois diminuirá o estoque final, consequentemente aumentará o custo das mercadorias vendidas e diminuirá o lucro bruto operacional.
Abraços

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente
há 10 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 13:09

OK, mas a conta que você deveria utilizar é despesa com combustível, não CMV.

É como se houvesse dois estoques separados, um para revenda e outro para o consumo da empresa (que não verdade não deve dar para controlar/separar por consumirem quando for necessário), quando o posto efetivamento vender combustível é CMV, se é consumo próprio não é CMV.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 10 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 08:12

Inicialmente eu pensei assim, lançar como despesa, mas e a contra-partida? teria de ser CMV.? Era trocar 6 por meia duzia.

Mas veja um exemplo:

CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (SEM RETIRAR COMBUSTIVEL PARA USO PROPRIO)
(+) Estoque inical 200.000
(+) Compras 50.000
(-) Estoque final 180.000
(=) CMV 70.000

CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (APOS RETIRAR COMBUSTIVEL PARA USO PROPRIO,NO VALOR DE R$. 5.000)
(+) Estoque inical 200.000
(+) Compras 50.000
(-) Estoque final 175.000 ==>(baixa do estoque apenas no livro LMC, mediante requisição interna)
(=) CMV 75.000

Observe que não lançamento contabil, não aparece a despesa com combustivel, porem o lucro bruto vai ser diminuido pela baixa no estoque de R$. 5.000 para consumo proprio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: