Juliana Ribas
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados boa tarde!
Estou com a seguinte contabilização para fazer:
Empresa A resolveu financiar um projeto de uma máquina efetuando uma doação de 100 mil reais para a Empresa B - que é sem fins lucrativos - executá-lo. O bem ao final da execução ficará com a Empresa B fazer o que bem quiser com ele. A única exigencia da Empresa A é a de que todos os valores investidos no projeto sejam controlados numa conta do Banco Estrela (hipoteticamente escrevendo) ao qual ela tem acesso aos extratos.
A Empresa B por sua vez irá contratar um terceiro (Empresa C) para a efetiva execução desse projeto, e ainda terá que desembolsar mais 5 mil reais para tal.
Dúvida na contabilização:
No primeiro momento fiz o seguinte registro:
D - Banco Estrela (AC) - 100 mil
C - Doação (Resultado) - 100 mil
e
D - Banco Estrela (AC) - 5 mil
C - Banco onde a Empresa B tem conta corrente - 5 mil
Depois disso já não tenho mais certeza dos lançamentos, pois se eu lançar a despesa com o pagamento dos 105 mil para a Empresa C contra o banco, não terei mais "posse" do ativo para controlá-lo, seja como adiantamento à fornecedores ou como construções em andamento;
Por sua vez se eu transferir do banco direto para uma das contas de ativo citadas acima, não vejo de onde tirar o valor para o pagamento da Empresa C.
Espero ter sido clara no questionamento e que alguém consiga entender e me ajudar!
Obrigada!