x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 54.745

COMO CONTABILIZO AUX.DOENÇA ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 21:03

BOA NOITE A TODOS

Eu gostaria de saber , como eu contabilizo auxilio Doença ?
pq na folha em que estou contabilizando vem um valor de auxilio doença , na coluna de descontos , com eu faço para lança-lo na contabilidade ?

muito grato
e tenham um bom dia

abraços
natalicio

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 10:44

Bom dia Natalicio.

Auxilio doença é pago pela Previdencia Social. No caso da empresa seja responsavel pelo pagamento, o valor pago deverá ser debitado na conta INSS a recolher no Passivo circulante, abatendo do valor que a empresa deve a previdencial Social.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luciano da Silva

Luciano da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 14:55

Essa situação poder estar ocorrendo por dois motivos

1º A empresa considera os 15 dias iniciais de afastamento (que são pagos por ela), com a descrição de Auxilio-doenca que nada mais é, do que senão o próprio salário do empregado, nesse caso, será uma despesa.

2º Ou entao conforme dispõe o § único do art. 80, do Decreto 3.048/99 "A empresa que garantir ao segurado licença remunerada ficará obrigada a pagar-lhe durante o período de auxílio-doença a eventual diferença entre o valor deste e a importância garantida pela licença.", sendo considerado nesse caso, também, como despesa com pessoal à Empresa.

Não há que se falar em pagamento pela empresa de beneficio de auxilio doença, sendo que as únicas prestações que são pagas, e compensadas são: o auxilio maternidade, e o salário família, e eventualmente o 13º sobre o maternidade.

Sucesso!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade