Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde,
na convenção coletiva de um determinado tipo de empresa, há a obrigatoriedade de pagamento de cesta básica (valor de R$ 100,00). Essa mesma convenção determina que o funcionário irá arcar com um valor referente à cesta básica recebida (R$ 2,00). A empresa compra as cestas básicas a outra empresa - Sodexo Pass (cartão vale alimentação) - que emite uma nota de serviço pelo valor total da cesta básica (R$ 100,00).
Gostaria de saber como procedo com o lançamento de toda a operação?
Analisando a situação, vi a seguinte possibilidade (mas não sei se está correta):
- Pelo pagamento da cesta básica (é paga antecipadamente)
D - Adiantamento a Fornecedores - 100,00
C - Caixa - 100,00
- Pelo desconto do funcionário
D - Salarios a Pagar - 2,00
C - Cesta básica a Pagar - 2,00
- NFSe
D - Despesa com cesta básica - 98,00 (despesa real da empresa)
D - Cesta básica a Pagar - 2,00
C - Fornecedor - 100,00
- Compensação do Adiantamento Pago
D - Fornecedor - 100,00
C - Adiantamento a Fornecedores - 100,00
Criei essa conta Cesta básica a Pagar somente para transitar o valor descontado dos funcionário por ter ouvido dizer em alguns fóruns que não se pode creditar contas de despesa.
Ficaria muito mais simples se eu lançasse o valor do desconto como credito na conta de Despesa com Cesta básica, deixando de existir a conta Cesta básica a Pagar, mas não sei se isso é possível?
Ou então poderia ainda adotar a mesma sistemática que vi no fórum sobre vale transporte, que diz lançar o valor descontado do funcionário a título de vale transporte como uma conta redutora (-) Reembolso de vale transporte, lançando a cesta básica como (-) Reembolso de cesta básica dentro das despesas com pessoal nas despesas operacionais?
Desde já agradecida,
Ana Carla