Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.618

Datas para Variação Cambial

Jonathas G. Leal

Jonathas G. Leal

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Banco de Dados
há 17 anos Segunda-Feira | 7 abril 2008 | 14:38

Olá tudo bem?

Estou com uma dúvida a respeito da variação cambial na exportação e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Durante o processo, temos tres datas onde a taxa de conversão de BRL para USD é relevante.

A data de faturamento da minha venda, a data do embarque da mercadoria e a data do efetivo pagamento dos valores pelo cliente.

A legislação diz que a variação cambial deve ser contabilizada entre a data do embarque e a data do fechamento do contrato de câmbio. Como é feito, então, a contabilização da variação cambial existente entre a data do faturamento da venda e a data do embarque?

Sergio Roberto Bueno

Sergio Roberto Bueno

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 7 abril 2008 | 15:14

boa tarde,

De acordo com a SRF a receita de exportação é composta pelo valor da nf no momento da ocorrência do fato gerador.

A variação ocorrida entre a emissão da nf com a cotação da moeda no dia do embarque deve ser considerado como Receita/despesa financeira (variação cambial -ativa ou passiva). (Perguntas e respostas dipj 008).

Também não existe a necessidade de emitir nf complementar.

Espero ter ajudado

Sérgio

Sds,
Sergio Roberto Bueno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade