Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 954

Imobilizado referente Obra em curso

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 10:33

Bom dia!
Estamos em obra e esta será concluida em Novembro/2014. Tudo que estamos adiquirindo para o novo espaço, estou lançando numa conta só "Material aplicado" do Ativo Imobilizado. As aquisições de valor mais alto, devo separar, tipo mobília, painel eletrico, coisas mais caras..? Estou meio perdida agora que já estamos prestes a concluir a obra. Alguém pode me ajudar?

Sandro Marcos Sá de Sousa

Sandro Marcos Sá de Sousa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 10:51

Prezada,

vejo da seguinte forma:

Quanto aos Materiais, o lançamento nessa conta está correto se o bem não está em funcionamento, ou seja, existem casos que o bem sofre alterações e continua em funcionamento operacional, dessa forma, entendo que já devem ser lançados em Edificações, porém, se houve paralisação do bem para construção a conta lançada deverá ser no grupo de Investimento baseado nos itens do CPC 28 e na utilização dele para atividade operacional, deverá ser reconhecido no Ativo Imobilizado.

Quanto aos Móveis e Utensílios se estão sendo utilizados devem ser reconhecidos na Conta de Móveis e Utensílios e não esquecer das depreciações (método Linear), mas caso haja utilização apenas quando a Edificação estiver pronta não deverá ser reconhecida as depreciações enquanto não houver utilização.

espero ter ajudado!

Daiane Lacerda

Daiane Lacerda

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 10:56

Sandro, ajudou sim, agradeço. Só me esclarece aqui...por favor....
Finalizando a obra então, já posso pegar algumas aquisições que se fazem necessárias imobilizar e separá-las em contas especificas como Moveis e Utensilios, é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade