Boa noite, Lara!
Não é dever do contador fazer este tipo de controle; mas, sim, do responsável pelas vendas (pode ser utilizada uma planilha, por exemplo).
O problema reside no fato que os valores creditados na conta corrente são líquidos,ou seja, a Administradora do Cartão (Rede ou Cielo) desconta a taxa de venda e, às vezes, os encargos de manutenção.
Portanto, é necessário que a sua cliente relacione as notas de vendas pagas via cartão de crédito ou disponibilize os extratos bancários fornecidos pelas Administradoras (É possível obter este documento no próprio site, bastando sua cliente ser cadastrar).
Só assim, você terá condições de SEGREGAR corretamente os valores das vendas e os encargos embutidos na transação.
Ou, trabalhe apenas com uma "única" conta Clientes (ou seja, não crie no plano de contas o cliente A, cliente B, Cliente C) e lance todos os valores a receber nela e proceda com as "baixas" dos créditos recebidos no Banco. No final do exercício, solicite o relatório das vendas realizadas e dos recebimentos ocorridos no período. De posse dos relatórios, faça um comparativo a fim de estimar os "JUROS" incidente nas vendas.
Observe os lançamentos abaixo (com a informação disponível):
( + ) Vendas do cartão de crédito.....R$ 10.000,00
( - ) Taxa da Cartão 3%......................R$ 300,00
= Valor Liquido.....................................R$ 9.700,00
a) Lançamento inicial:
D - Cliente.....................................R$ 9.700,00
D - Juros Passivo.........................R$ 300,00
C - Receita de Vendas................R$ 10.000,00
b) Registro do recebimento no Banco:
D - Banco c/ Movimento
C - Clientes...................................R$ 9.700,00
c) SEM a devida informação (controle das vendas via cartão):
Na Venda:
D - Clientes
C - Receitas de Vendas.............R$ 10.000,00
Na Baixa:
D - Banco c/ Movimento
C - Clientes..................................R$ 9.700,00
Observe que na conta CLIENTES haverá uma "sobra" de saldo de R$ 300,00 em decorrência da não apropriação dos "juros" devido na transação (agora, imagine diversas vendas contabilizadas dessa maneira!?).
Converse com a sua cliente e explique, afinal, ela é que sai "ganhando" em ter a contabilidade com informações confiáveis e realistas.
Até mais...