Claudio Wisinieski
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Importação ExportaçãoBoa Tarde pessoal.....dúvidas cruéis e corrosivas que coçam e picam e me atormentam!!!..rsrsrsrs
Alguém poderia me esclarecer como contabilizar as Notas Fiscais recebidas de importação por conta e ordem com CFOP 3949(Importação) e CFOP 6949(remessa de importação por conta e ordem) ? Explico melhor:
Faço minhas importação normalmente diretamente, porém em alguns casos efetuo importação POR CONTA E ORDEM, utilizando uma Trading. Como sabemos as importações por conta e ordem utilizam meu radar, concomitantemente ao da trading (como se eu tivesse importando diretamente) porém utilizando os regimes e benefícios da trading. Também como deve ser, temos contrato registrado na receita federal homologando esse tipo de operação entre as empresas (que é permitida pela RFB). — digo com o importador(trading) e o real adquirente da mercadoria(EU).
Ocorre que ao final do processo de nacionalização a Trading é obrigada e emitir duas notas fiscais IMPORTAÇÃO CFOP 3949 e outra REMESSA CFOP 6949. Essa é a forma que vem aplicando atualmente, pergunta:
Como devo contabilizar essas notas fiscais? Devo lançar as duas no livro fiscal? Atualmente contabilizo apenas a de remessa. Essa segunda nota está direcionada a minha empresa, logo a contabilizo, porém utilizamos hoje o CFOP 2102, a nota de importação deixo apenas na pasta do processo.
Preciso saber se estou procedendo corretamente pois o lançamento no livro com CFOP 2102 está me soando um pouco estranho e não tenho certeza se está correto.
Então fico assim minhas importações escrituradas:
Conta e Ordem: Entrada CFOP 2102 > Saidas CFOP 5102 (obs.: destaque na Danfe está CFOP 6949)
Importação Própria: Entrada CFOP 3102 > Saídas CFOP 5102 (obs.: destaque na Danfe está CFOP 3102)
Nota: Nas importações que realizo diretamente, utilizo o CFOP 3102 e lanço no livro desta forma.
Grato
Cláudio