x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.585

Adiantamento de Lucros aos Sócios

Jahuanny P B Ganzer

Jahuanny P B Ganzer

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 10:57

Bom dia Pessoal,
Já consultei no fórum alguns questionamentos sobre minha dúvida, porém não vi uma resposta concreta,
Minha dúvida é,

Tenho como responsabilidade contábil, uma empresa do Simples Nacional, segregada pelo Anexo III, onde sua escrituração contábil apareceram duas peculiaridades, e preciso de ajuda.

1º- Foi depositado pela empresa tomadora de serviço, uma quantia em dinheiro, sem nota fiscal de serviço como contra partida, como vou escriturar esse lançamento?

2º- Nessa mesma empresa, o empresário foi contratado como PJ, para não incidir passivo trabalhista, e a empresa tomadora não se ``preocupar´´, caso ocorra alguma situação como empregadoraXempregado.
Diante disso, a empresa paga mensalmente, mediante apresentação de Nota Fiscal, o seu ``salário´´, o sócio por sua vez, paga as contas básicas, tais como, impostos, taxas, contribuições e honorários. O que sobra, ele tranfere para sua conta PF. Eis a dúvida, como vou escriturar esse depósito para sua conta particular?

Desde já agradeço a atenção de vocês.

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 11:06

Ola, para o primeiro caso também estou tentando descobrir como;

Para o segundo caso, o dinheiro transferido para conta pessoa física do sócio tem duas alternativas: fazer uma antecipação de lucros ou uma retirada de sócio.

Espero ter ajudado, passar bem.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 novembro 2014 | 17:18

Se for antecipação de lucro;

D - Antecipação a sócios (ATIVO CIRCULANTE) - pois é abatido ao final do exercício
C - Conta banco/caixa (ATIVO)

Se for retirada de sócio;

D - Empréstimo ou retirada de sócios (ATIVO NÃO CIRCULANTE)
C - Conta banco/caixa (ATIVO)

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: