x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.597

aumento de ativo

rodrigo

Rodrigo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 16:41

Boa tarde, tenho uma duvida referente a uma empresa do ramo de atividades imobiliárias eu assumi a contabilidade dessa empresa há pouco tempo o problema é o seguinte, os imóveis para venda que se encontram no estoque estão com um valor muito abaixo do valor da escritura dos moveis eu gostaria de saber qual a forma mais correta de estar acertando essa situação, qual seria o tipo de lançamento para poder por os imóveis do mesmo valor da escritura desde já muito grato pela atenção.

Aldo Cesar Falkembach

Aldo Cesar Falkembach

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 09:30

Bom Dia Rodrigo.
Há a possibilidade de reavaliação dos estoques desde que a contrapartida seja o Patrimônio Líquido, conforme disposto no artigo 4º, da Lei 9959, de 27/01/2000.

Art. 4º - A contrapartida da reavaliação de quaisquer bens da pessoa jurídica somente poderá ser computada em conta de resultado ou na determinação do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido quando ocorrer a efetiva realização do bem reavaliado.

Embora nas atividades imobiliárias, o correto, tecnicamente, seria registrar a contrapartida desta variação como "Resultado de Exercícios Futuros", a orientação dada pela Receita Federal é a de classificar como "Patrimônio Líquido - Reserva de Reavaliação", portanto o lançamento é o seguinte:

D - Estoques (AC)
C - Reserva de Reavaliação (PL).

Na Venda:
D - Custo das Unidades Vendidas
C - Estoques

D - Clientes
C - Receitas

A parcela realizada será adicionada via Lalur, desta forma o valor da reavaliação deverá ser controlado na Parte B, do referido livro.
Se porventura houver a opção pela contabilização no grupo "Resultado de Exercícios Futuros", a escrituração será assim efetuada:
Pela Reavaliação:
D - Estoques (AC)
C - Resultado de Exercícios Futuros

Pela Venda:
D - Clientes
C - Resultado de Exercícios Futuros

Apropriação do Custo:
D - Resultado de Exercícios Futuros
C - Estoques (AC).

Pelo Recebimento das Parcelas.
D - Caixa/Bancos
C - Clientes

Apropriação da Parcela Realizada:
D - Resultado de Exercícios Futuros
C - Receitas de Vendas.

Com estes lançamentos não há a necessidade de controle na parte B, do LALUR.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: