x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 24.865

Princípio Prudência

Julia

Julia

Iniciante DIVISÃO 1 , Pedagogo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 novembro 2014 | 13:35

Boa Tarde!

Gostaria de uma pequena definição do princípio da Prudência em poucas palavras, juntamente com alguns exemplos do nosso cotidiano - empresa ( uma explicação bem objetiva).

Já estudei os outros princípios, e respectivamente consegui compreender o conteúdo.

Obrigado desde já.

Alexsandre Almeida Bento

Alexsandre Almeida Bento

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:09

Principio da prudencia

Esse principio determina a adoção do menor valor para o ativo e do maior para o passivo sempre que apresentarem quantitações que alterem o patrimônio liquido.
Surgiu como ferramenta para frear o entusiasmo de alguns empresários na apresentação da perspectiva do negócio. Já que o principio da prudencia prega em ser conservador, suponha que na apresentação das perspectivas do negócio seja de 50% de chance de R$ 200,00 de lucro e que tenha essa mesma margem de ser R$ 100,00 para a contabilidade vai prevalecer o 100,
00 por ser de menor valor, já que esse principio atua também como forma de prevenção para que os empresários não se iludam.

Carlos Henrique Rodrigues

Carlos Henrique Rodrigues

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 22:43

Prezada Julia.

Boa noite.

Assim como o colega Alexandre já demonstrou, este principio, visa frear o entusiasmo dos empresários assim como evitar que o balanço patrimonial da empresa seja apresentado de tal maneira ao ponto que a empresa obtenha vantagens e no mercado com uma demonstração irreal.
Se você bem observar o que o mesmo diz, diante de variáveis que podem afetar consideravelmente o patrimônio liquido, a postura da contabilidade e do profissional contábil diante desta variação é: Ativo – menor valor a ser reconhecido; Passivo – maior valor a ser reconhecido, com esta atitude na melhor das hipóteses se confirmando um ativo maior e um passivo menor após as confirmação das previsões, o contador contabilizará a diferença no lançamento.

Conforme segue abaixo a resolução CFC Nº 750/93
Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
§ 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.
§ 2º Observado o disposto no art. 7º, o Princípio da PRUDÊNCIA somente se aplica às mutações posteriores, constituindo-se ordenamento indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA.
§ 3º A aplicação do Princípio da PRUDÊNCIA ganha ênfase quando, para definição dos valores relativos às variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável.

"O contador é o poeta da fortuna alheia" RNR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade