Eliane de Paula
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeTrabalho em uma empresa onde tem transferências de dinheiro entre matriz e filiais. Como faço os lançamentos? Sei que no fim do ano essas contas tem que zerar. Como faço?
respostas 15
acessos 90.597
Eliane de Paula
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeTrabalho em uma empresa onde tem transferências de dinheiro entre matriz e filiais. Como faço os lançamentos? Sei que no fim do ano essas contas tem que zerar. Como faço?
Anderson
Ouro DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeElaine De Paula.
Você pode criar uma conta no Ativo Circulante (Empréstimo matriz/ Filial), e outra no Passivo Circulante (Empréstimo matriz/filial).
No empréstimo pela matriz:
D Empréstimo filial (AC)
C Banco/Caixa
No recebimento da filial
D Caixa/Banco
C Empréstimo matriz (PC)
No pagamento da filial para a matriz
D Empréstimo matriz (PC)
C Banco/caixa
No recebimento na matriz
D banco/caixa
C empréstimos/filial (AC)
Carlos Henrique Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadePrezada Eliane.
Boa noite.
O colega Anderson foi bem oportuno em sua colocação, mas eu te pergunto o seguinte. O plano de contas de matriz e filial é consolidado?
Pois se for, você terá que fazer caso não exista no seu ativo as seguintes distinções:
1.1.01.001 - Caixa matriz
1.1.01.001 - Caixa filial.
Com esta nomenclatura é possível transferir valores de uma empresa para a outra.
Agora se a transferência for via banco e cada empresa tem um banco distinto, o raciocino será o mesmo transferindo de um banco para outro.
Espero que ajude.
Eliane de Paula
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBom dia!
Obrigada aos dois que me responderam.
Aqui na empresa usamos apenas uma conta no passivo, transferência recebida ou paga. Em dezembro consolida tudo e essa conta tem que zerar. Como faço isso?
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBom dia Eliane!
Penso que o procedimento adotado aí por vocês não está correto. Você deve ter as distinções no seu plano de contas para uma melhor avaliação e ate mesmo a conciliação de valores, sendo os lançamentos em contrapartida para melhor visualização.
Concordo com o colega Carlos de que você deve abrir as contas de Matriz e Filial, pois imagino que além de numerários, voce deva proceder transferencias de materiais seja de estoque ou de uso e consumo.
Sds
João Barbosa dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia, Carlos Henrique Rodrigues !
Sua orientação quanto a abertura das contas Caixa Matriz e Caixa Filial,estão corretas do ponto de vista contábil.
Faço somente uma observação que considero importante: os códigos estruturais das contas.
Pela sua sugestão,você não atentou para o fato de que,com a mesma codificação para ambas as contas(1.1.1.01.001),os lançamentos serão agregados à conta inicialmente aberta.Assim,o correto para que os lançamentos sejam totalizados corretamente em separado nas contas será:1.1.1.01.001 -Caixa Matriz e 1.1.1.01.002
Caixa Filial 1.Em suma,você não vai conseguir duas contas diferentes se utilizando de um mesmo código estrutural.
Grande abraço
Carlos Henrique Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadePrezado João Barbosa,
Boa noite.
Você está correto em sua observação, a minha colocação foi equivocada e quando estava no serviço hoje, eu pude observar uma empresa que, menos estando com o balanço de matriz e filial consolidado havia uma distinção na nomenclatura no plano de contas sendo possível descarar cada uma das empresas.
Obrigado pela observação.
Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Pessoal, bom dia.
Tenho o primeiro caso de empresas com Matriz e Filial e o plano de contas é consolidado, onde a empresa 01 é Matriz e a 02 é a Filial, para poder gerar os balancetes separados ou não.
Tenho contas Caixa para Matriz e Filial, bem como bancos distintos, estoques, fornecedores, clientes e etc.
Numa transferência de recursos entre Matriz e Filial, posso simplesmente:
D - Caixa Filial
C - Caixa Matriz
Ou devo ter uma conta "transitória", tipo:
D - Transferência de recursos Matriz
C - Caixa Matriz
D - Caixa Filial
C - Transferência de recursos Filial
?
Obrigada!
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBom dia Fernanda!
Pode ser seu primeiro exemplo mesmo:
D - Caixa Filial
C - Caixa Matriz
A mesma coisa com os bancos:
D - Banco XXX (Filial)
C - Banco YYY (Matriz
Assim fica mais fácil conciliar depois.. e outra coisa, apesar do plano de contas ser consolidado é interessante as contas Ativo e Passivo que tenham ngerência uma na outra (transferencias, pagamentos, emprestimos, etc.) serem separadas.. ok?
Sds
Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Bom dia Eduardo,
Podes só esclarecer seu comentário, "é interessante as contas Ativo e Passivo que tenham ngerência uma na outra (transferencias, pagamentos, emprestimos, etc.) serem separadas.. "
ngerência seria transferências?
Obrigada!
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerOi Fernanda.. bom dia!!!!
Saiu errado.. ingerência é a palavra correta..... isso quer dizer que uma conta afeta a outra e você tem que ter separado isso... tipo assim..
A Matriz tem conta num determinado banco e a filial também tem que ter a sua conta bancária, para que você consiga mostrar aos donos da empresa, se a filial aberta é vantajosa....Porque muitas vezes, se voce não separara isso na contabilidade, eles não vão conseguir enxergar isso...
Então apesar das declarações serem unificadas, na contabilidade gerencial você deve separar tudo.. ok???
Espero ter me feito entendido.. mas se sobrou alguma dúvida não hesite em postar....
Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Olá Eduardo,
Super compreendido. Obrigada!
Temos contas contábeis separadas pra Matriz e Filial, pra termos dados separados de matriz e filial, conforme mencionou.
Minha dúvida mesmo se refere as transferências de receitas entre elas.
Tenho casos onde a Matriz pagou despesas da Filial pela C/C.
Então fiz o seguinte:
D - Caixa Matriz
C - Banco Matriz
D - Caixa Filial
C - Caixa Matriz
D - Fornecedor Filial
C - Caixa Filial
O que acha?
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerOla Fernanda!
Você sacou dinheiro do banco, colocou no caixa da matriz e depois transferiu o mesmo para o caixa da filial...
Seu procedimento está correto.. mas que TRABALHEIRA hein??????
Não seria mais fácil ja deixar o Caxa e a conta bancária com recursos (dindin) para esses gastos????
Sds
Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Olá Eduardo.
Rsss...
As contas possuem recursos pra isso.
Mas não posso pagar pela Conta Corrente da Matriz um boleto de um fornecedor da Filial, ou posso?
Como houve essa operação tenho que lançar como saque da conta da matriz e pagar pelo caixa da filial.
Não localizei nenhuma instrução, ou resolução do CRC ou CFC sobre isso.
Tudo baseado em entendimentos..
Obrigada!
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBom aqui eu não deixo o financeiro pagar uma conta da filial pela conta da matriz.... isso gera uma confusão depois que não tem tamanho...
Não tem mesmo em resoluçoes do CRC o CFC para isso.. é mais bom senso fazer as coisas separadas por causa do gerenciamento... vc vê que quando no plano de contas você vai referenciar o plano de contas para o SPED ele não diferencia....
Tenhas um otimo dia....
Fernanda Richartz
Prata DIVISÃO 4Bom dia!
Concordo, a empresa é nova e estamos passando as instruções iniciais de como proceder.
Grata e bom dia!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade