x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.130

Lancamentos de despesas

renan de oliveira

Renan de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 11:17

sou novo em contabilidade estou no segundo ano de faculdade,mais eu sempre fico em duvida em relaÇÃo as contas despesas,queria saber por exemplo se eu efetuo um determinado pagamento
exemplo: compra de materiais de escritorio vou na loja a pago no ato 500 reais na hora de lanÇa poderia lanÇar eu lanÇaria assim:
d:despesa materiais de escritorio 500
c: caixa 500

ai se no caso no mes seguinte eu vou e compro mais 400 de materiais so que digamos 50% a vista e o resntante contando que ele ja tinha 500 de despesa do mes anterios as despesas se mantem? a prazo eu deveria lanÇar assim ne

d:400 despesa materiais de escritorio, ja tinha 500
c:200 caixa
c:200 duplicatas a pagar

queria saber se eu estou no caminho certo levando essa linha de raciocinio?desculpa se ficou meio confuso pois sou novo nessa area

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 11:37

Renan

No caso vamos utilizar o regime de competência:

- Compra de material de escritório - 500,00

D - Material de escritório (despesa)
C - Contas a pagar (passivo)

Pagamento:
D - Contas a pagar (passivo)
C - Caixa

Compra a prazo 400,00
D - Material de escritório (despesa)
C - Contas a pagar (passivo)
Apropria-se o valor total da nota fiscal

No pagamento da 1ª parcela
D - Contas a pagar (passivo)
C - Caixa
Histórico: pagamento ref. 1ª parc. NF xxx , no valor de 200,00

No balancete, seu saldo na conta de material de escritório vai ficar com 900,00 e na conta do passivo de contas a pagar ou duplicatas a pagar (como preferir) ficará com saldo de 200,00

bons estudos

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
MARCO ANTONIO MOREIRA