FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 2
acessos 2.627
como contabilizo cartão posto gasolina ?
Natalicio Oliveira
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 12:00
ola, bom dia a todos ,
sera que alguem pode me ajudar com esse caso.
veja , eu estou contabilizando posto de gasolina, as notas de venda (faturamento) eu lanço Debito:caixa , credito :receitas, essas vendas são emitidos notas fiscais de saida, até ai eu estou fazendo certo , a duvida que eu tenho é a seguinte : e as vendas a vista ? ou seja aquelas que o posto efetua para consumidores comuns , e que eles (consumidor) pagam atraves de cartão de credito , como eu contabilizo isso , pq esses valores (cartão de credito) entram pelo bco.
se alguem puder me ajudar com esse caso , muito grato
e um abraço
Fábio Kotowiski
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 13:43
Boa tarde Natalicio!
Nas vendas com cartão de crédito, o custo financeiro é assumido pela administradora do cartão. No entanto, ela cobra da empresa que utiliza estes serviços um percentual sobre a venda.
Outro detalhe é que a administradora não efetua o pagamento imediatamente após a operação, mas somente alguns dias depois.
Considere o seguinte exemplo: imagine que seu cliente efetuou uma venda a vista no valor de R$ 80,00 e o cliente pagou com cartão de crédito. Imagine também que a administradora cobra a título de comissão, 3% sobre o valor da venda:
Pela venda:
D - Ativo Circulante
Clientes
Cartões de Crédito - Administradora "X"
C - Contas de Resultado
Receita Bruta de Vendas
Venda de Mercadorias
R$ 80,00
H - Venda de combustível conforme nossa NF nº 9999 e autorização de pagamento nº 999999 de Administradora "X".
Pelo reconhecimento da comissão:
D - Contas de Resultado
Despesas com Vendas
Comissões sobre vendas
C - Ativo Circulante
Clientes
R$ 2,40
H - Comissão devida sobre venda conforme nossa NF nº 9999 e autorização de pagamento nº 999999 de Administradora "X".
Pelo recebimento do valor referente à autorização de crédito:
D - Ativo Circulante
Disponível
Bancos Conta Movimento
C - Ativo Circulante
Clientes
H - Recebimento do valor relativo a autorização de pagamento nº 999999 de Administradora "X".
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 13:43
Natalicio.
confira aqui uma abordagem feita pelo Mestre Saulo Heusi, certamente sanará sua dúvida.
Em tempo e na melhor forma, crie o hábito de pesquisa e procure utilizar a ferramenta de pesquisa do Forum, posto que há numerosas informações propostas.