Cara Joana e demais amigos, gostaria de acrescentar um maior detalhamento às ricas considerações prestadas pelo nosso colega Felipe Moura. Por isso, peço a sua licença Felipe.
Vamos lá. Joana, é preciso que você entenda primeiramente duas coisas. Os custos são levantamentos gerenciais que somente devem ser reconhecidos contabilmente quando na realização de uma venda de mercadoria ou de prestação de serviço. Ou seja, você apura gerencialmente os custos com base nos controles de produção (custos diretos) e de gatos que estejam diretamente ligados à produção, ms que não estejam atrelados somente a um item da lista de produtos da empresa. Com base nesse resultado e supondo que esta empresa seja uma indústria, os registros contábeis decorrentes da baixa de estoques e reconhecimento dos custos são os seguintes:
D-Banco C/mov ou Contas a Receber
C-Receita de Vendas
D-Custo da Mercadoria Vendida - CMV
C- Estoques
Dessa forma, vimos que para a sua pergunta se há débitos e créditos a resposta é sim. Agora, com relação às análises das contas de custos, se você está fazendo essa pergunta é porque provavelmente estejam dando uma baixa importância para a atividade, uma vez que esta atividade é em demasia complexa e exige um certo grau de senioridade para exercê-la. Perceba que não estou duvidando da sua capacidade, só estou mencionando que o seu caso apresenta um grau de risco elevado para uma atividade gerencial. Mas veja aí que você tem uma excelente oportunidade para conquistar o seu espaço num mercado com pouca mão -de-obra qualificada.
Voltando à contabilidade, o reconhecimento desse custo é baseado na seguinte questão: Para essa venda, quanto me custou essa mercadoria e quanto é o meu lucro desejado sobre essa mercadoria produzida. Note que você deve sempre ter uma visão completa nas suas análises. O lucro lá no final do exercício é o resultado dos lucros pretendidos nas vendas (e outras receitas) deduzidos dos custos de cada item vendido e deduzidos ainda das demais despesas administrativas (e outras) as quais analisaremos a seguir.
As despesas administrativas são todas aquelas necessárias para a operacionalização e manutenção da empresa e que tenham a característica de não serem envolvidas diretamente na produção dos estoques. Ou seja, a folha de pagamento é um gosto necessário para operar a empresa e administrativo desde que faça parte da administração da empresa. Se essa premissa for atendida, esta é uma despesa administrativa. Claro que temos outras, mas estou tentando ser bem objetivo e bem claro sem complicações. Pois bem, vamos então contabilizar as despesas administrativas que além da FOPAG seguirão sempre a mesma escrita que segue:
D-Despesas Administrativas
C-Conta a crédito de baixa de bancos ou constituição de provisão para recolhimento em mês subsequente da competência de despesa.
Espero ter contribuído para o seu entendimento.
No mais, desejo sorte e sucesso sempre!
Francisco Costa Carneiro
Auditor/Controller/Contador
No mais, desejo sorte e sucesso sempre!
Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro